Hoje vou falar do
Gmail, webmail do Google. Provavelmente, ele não seja nenhuma grande novidade para a maioria dos leitores, entretanto, ele tem diversas funcionalidades e inovações que, provavelmente, os usuários mais leigos não sabem e, sem falar, em todos aqueles que até então desconhecem a ferramenta.
Como parte da missão do Google de organizar as informações mundiais e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal, eles estão testando um serviço de e-mail. O Gmail é um serviço de webmail gratuito e baseado em pesquisa que tem capacidade de 2.500 megabytes (2 gigabytes) de armazenamento. A infra-estrutura central do Gmail é o mesmo mecanismo de pesquisa do Google que encontra rapidamente qualquer mensagem que o proprietário da conta já tenha enviado ou recebido. Isso significa que não é mais necessário arquivar as mensagens para encontrá-las novamente. Não há pop-ups, nem anúncios de banner irrelevantes; há apenas anúncios de texto relevantes e links para páginas relacionadas adjacentes às mensagens de e-mail. Quando o Gmail exibe um e-mail, também mostra automaticamente todas as respostas a esse e-mail, por isso os usuários visualizam uma mensagem no contexto de uma conversa.
Sabendo que o objetivo do e-mail é ser uma ferramenta de produtividade. O Gmail, com o seu novo conceito de armazenagem e exibição de mensagens, busca um melhor aproveitamento do tempo quando é necessário encontrar uma mensagem e tenta evitar que seja necessário apagar alguma mensagem importante devido há limites de armazenamento. Ele simplifica, pois oferece um grande espaço livre de armazenamento, e assim, dificilmente, precisará jogar mensagens fora. E graças ao mecanismo de pesquisa do Google, não é mais necessário configurar pastas, guardar e-mails ou lembrar onde você armazenou mensagens. Basta pesquisar o que quiser. Você não só encontrará a mensagem desejada, mas também todas as outras mensagens que fazem parte da mesma conversa – organizadas em ordem cronológica para poder ver tudo contextualizado. Isso, talvez, seja uma das grandes vantagens do Gmail, mas representa um enorme paradigma a ser quebrado para muitos usuários que se acostumaram em organizar suas mensagens dessa forma.
O webmail do Google, também vem equipado um sofisticado filtro anti-spam que é continuamente aprimorando, pois ele tem o compromisso de impedir que mensagens indesejadas cheguem à sua caixa de entrada. O botão Denunciar spam do Gmail é uma maneira dos usuários colaborarem nesse esforço. Ele remove o spam da caixa de entrada e envia dados valiosos à equipe do Gmail dedicada ao bloqueio deles.
Para evitar vírus o Gmail, tenta cortar o mal pela raiz, pois evita que arquivos executáveis sejam enviados e recebidos.
Outra coisa muito legal é que te permite o acesso aos seus e-mails através de algum cliente POP, como Outlook Express ou Microsoft Outlook. Você precisa só
habilitar o Gmail para permitir conexões POP e depois
configurar o cliente para conectar e receber os seus e-mails.
Agora, para você conseguir uma conta no Gmail, não basta apenas querer, pois, segundo o site do Gmail, no momento, ele está sendo oferecido como uma versão beta/teste restrito e é possível acesso a ele somente se através de um convite de alguém que já tenha uma conta no Gmail. Eles ainda não sabem detalhes sobre a data em que o Gmail estará totalmente à disposição, porque isso ira depender em parte dos resultados dos testes. Sinceramente, não sei ao certo até onde essas informações são verdadeiras ou apenas uma estratégia de marketing do Google. De qualquer forma, se você quiser ter uma conta do Gmail, para desfrutar de todas essas vantagens, por favor, entre em contato comigo, pois, como sou um cara muito legal, tenho alguns convites disponíveis e estarei enviando eles para os primeiros que se manifestarem.