NVIDIA e Intel estariam em negociações para reforçar as suas relações no plano das tecnologias gráficas. Esta colaboração englobaria vários acordos e a troca de patentes. De qualquer modo é preciso ser discreto, pois estas declarações, inicialmente publicadas pelo DigiTimes, ainda não foram confirmadas e nem desmentidas por nenhuma das duas companhias.No entanto, a NVIDIA admitiu que a compra da ATI pela AMD havia gerado como conseqüência uma aproximação natural entre as duas companhias de Santa Clara. O Core 2 Duo também seria um dos elementos deste acordo. Sendo um processador popular, a NVIDIA aproveitaria este momento para lançar chipsets compatíveis. No entanto, alguns analistas acreditam que estas negociações vão além de um simples acordo. Eles sugerem que esta aproximação estaria no limite de uma fusão/aquisição.De qualquer forma, para muitos isto parece um pouco exagerado, pois a NVIDIA já clamou em alto e bom som o seu forte desejo de continuar trabalhando com a AMD, apesar da aquisição. A companhia do camaleão ainda se apresentou como um agente livre e independente.
Conseqüentemente, é de se estranhar que hoje a NVIDIA deseje sacrificar esta política exatamente num momento onde as suas quotas de mercado estão em plena expansão. Não haveria, portanto, nenhuma necessidade estratégica para perder a sua independência com uma parceria com ares de fusão. A NVIDIA acabou de superar a Intel no mercado dos chipsets para computadores desktop e também passou na frente da AMD/ATI no segmento das GPUs dedicadas para portáteis, mordiscando ao mesmo tempo cada vez mais quotas do mercado dos chipsets móveis.
Além disso, todos nós sabemos que a Intel deseja estar cada vez mais presente no m
ercado dos GPUs. Ora, se a NVIDIA revelar muitos segredos ao seu parceiro, isso poderá se voltar contra ela. Se uma parceria entre as duas companhias e a troca de tecnologias é uma coisa provável, é difícil ter uma idéia sobre os acordos que poderiam ser fechados, pois a situação é cercada de complexidade. No entanto, hoje ninguém é capaz de conceber que um dia nós veremos chipsets NVIDIA nas plataformas certificadas Centrino e chipsets Intel gerenciando o SLI.
Postado por Leticia as 5/17/2007 08:07:00 AM