Pasta vai contribuir com 3,5 milhões de reais para o projeto, que vai interligar a cidade com tecnologia de banda larga sem fio.O Ministério das Comunicações liberou na semana passada para o projeto BH Digital, realizado em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (MG). O projeto de inclusão digital teve início em 2005 e tem como objetivo cobrir 95% da área da cidade com internet sem fio de alta velocidade até o início de 2008, deixando de fora apenas as áreas de preservação ambiental.
O custo total do projeto está estimado em cerca de 4,3 milhões reais, com a participação de 81% do ministério e o restante da prefeitura, segundo comunicado distribuído pelo ministério à imprensa.
O BH Digital vai utilizar somente tecnologias sem fio, como a Wimax. O projeto é realizado em Belo Horizonte por causa do relevo da cidade, segundo a pasta, mas a idéia é levá-lo para todas as capitais do País.
“Este é um projeto pioneiro que será implantado em todas as capitais do Brasil. A prioridade é a conexão nas escolas, e depois os postos de saúde e órgãos de segurança pública”, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, no comunicado.
Serão conectadas à internet em banda larga todas as escolas públicas do município, delegacias, associações de bairros, ONGs (organizações não-governamentais) e órgãos públicos.
Nos telecentros e nas escolas, a idéia da prefeitura é ministrar virtualmente cursos de informática, reforço escolar e formação profissional.
A proposta é levar também a internet para todos os bairros carentes de Belo Horizonte, democratizando o acesso à informação. Por isso, o atendimento atingirá 256 pontos de inclusão digital até abril de 2008. Ainda haverá redes sem fio em seis parques e jardins para visitantes e turistas.
Postado por Felipe Eugênio as 6/11/2007 02:46:00 PM