Espaço Multimídia para falar sobre inovações tecnológicas, negócios e a interatividade das pessoas com isso. Você vai ver que a tecnologia é simples e está aí para facilitar a vida.
30 julho 2008
Marvel coloca parte de acervo para leitura na Internet
A Marvel, gigante americana dos quadrinhos, está oferecendo parte de seu acervo para internautas. A maioria dos 2,5 mil exemplares ficará disponível mediante assinatura mensal ou anual. Mas, para conquistar internautas que não estão acostumados a pagar por conteúdo, 250 exemplares estarão disponíveis de graça. Os assinantes terão acesso a exemplares raros online, como os primeiros números de séries como Homem-Aranha, O Incrível Hulk e Quarteto Fantástico.
Segundo o jornal americano USA Today, os internautas poderão avançar pela história de várias formas, inclusive quadro a quadro. A página da Marvel informa que não é necessário baixar nenhum programa para ver os exemplares e que serão oferecidos também tutoriais, explicando como os quadrinhos poderão ser acessados.
"Nossos fãs já estão na Internet. (Disponibilizar os quadrinhos na Internet) Parecia o caminho natural a seguir", disse o presidente da Marvel Dan Buckley ao USA Today.
Para Buckley, não existe problema no fato de a maior parte do conteúdo da Marvel estar disponível apenas mediante pagamento enquanto a maioria dos sites de notícias oferece seu conteúdo de graça. "Você consegue ver as notícias em qualquer lugar. Nós somos os únicos que têm o Homem-Aranha", afirmou.
Primeiros histórias do Homem-Aranha estão entre as revistas disponibilizadas
Seis meses Para proteger as vendas das revistas, novos exemplares da Marvel só serão colocados online seis meses depois de seu lançamento. Os clientes também não poderão baixar os exemplares em seus computadores - apenas ver os quadrinhos enquanto navegam na Internet.
Histórias em quadrinhos já são disponibilizadas online, mas, ao contrário de arquivos de música ou filmes, os fãs não encontraram um formato que facilita o compartilhamento. Mesmo assim, ele ocorre mais rapidamente do que em seis meses, segundo analistas. "Cerca de 90% dos quadrinhos vendidos atualmente são escaneados e colocados na rede em 36 horas", afirmou ao USA Today o especialista em quadrinhos da Newsarama.com, Chris Arrant.
"Nossa qualidade é bem maior, o acervo é enorme e nunca ficará fora de moda. Esta é a forma legal de fazer as coisas", disse o editor-chefe da Marvel, Joe Quesada. A grande adversária da Marvel, a DC Comics, já disponibilizou alguns de seus exemplares pelo site de relacionamento MySpace.
O Cuil (pronunciado como a palavra inglesa cool) está oferecendo um novo serviços de buscas, em www.cuil.com. Desenvolvido por uma empresa iniciante criada por antigos engenheiros do Google, o objetivo do Cuil é superar em tamanho o líder do setor.
A empresa, que enfrentará uma difícil batalha para mudar os hábitos de navegação dos internautas, afirma ser capaz de indexar mais rápido e mais barato uma porção da web bem maior que a do Google, o serviço de buscas que hoje oferece o maior índice online.
O novo rival do Google afirma que seu serviço vai além das técnicas de busca dominantes, que se concentram em links e padrões de tráfego de audiência, e em lugar disso analisa o contexto de cada página e os conceitos por trás de cada pedido de busca dos usuários.
"Nossos significativos avanços em tecnologia de busca permitiram que indexássemos parte muito maior da Internet, colocando quase toda a Web ao alcance de todos os usuários", afirmou Tom Costello, co-fundador e presidente-executivo da Cuil, em comunicado.
imagem do site Cuil
Danny Sullivan, analista de buscas na web e editor-chefe do site Search Engine Land, disse que o Cuil pode tentar explorar queixas que os consumidores têm sobre o Google - a saber, o fato de que o serviço tenta fazer coisas demais, seus resultados favorecem os sites já populares e ele favorece demais certos sites de referência, como a Wikipedia.
"O momento pode ser propício ao surgimento de um desafiante", disse Sullivan, acrescentando rapidamente que "concorrer com o Google continua a ser uma tarefa desafiadora, como a Microsoft dirá".
A Microsoft, terceira maior empresa norte-americana no mercado de buscas na web, vem procurando - em vão até o momento -, unir forças com o segundo colocado do setor, o Yahoo, a fim de competir com o Google.
O Cuil foi fundado por um grupo de pioneiros das buscas, entre os quais Costello, que criou um protótipo da Web Fountain, a ferramenta de análise de buscas da IBM, e sua mulher Anna Patterson, arquiteta do imenso índice TeraGoogle de páginas da web, operado pelo Google.
Patterson também criou o sistema de buscas para uma empresa mundial de armazenagem de informações empresariais, a Recall, subsidiária do grupo australiano Brambles.
A parte sobre a Wikipedia até pode ser verdade, mas quanto à capacidade de indexar mais páginas, talvez apenas nos Estados Unidos, pois não achou nosso blog, e muito menos nosso site. Será que vai dar certo?
A Microsoft vem tentando já há algum tempo melhorar a imagem do Windows Vista entre consumidores e especialistas. Agora, a companhia realizou uma experiência buscando convencer justamente os mais céticos em relação ao sistema operacional.
O projeto Mojave é uma tentativa de melhorar a imagem do Vista
A experiência envolveu usuários do Windows XP que não tinham uma boa impressão do Vista. Os participantes falavam para uma câmera o que pensavam do Vista, e então eram apresentados a um "novo" sistema operacional, batizado de Mojave. Segundo o site CNet, mais de 90% tiveram reações positivas. Foi anunciado, então, que o novo sistema era na verdade o Windows Vista.
O projeto Mojave é uma tentativa de melhorar a imagem do Vista e também de ganhar força na concorrência com Google e Apple.Recentemente a Microsoft apresentou o Windows 7, versão do sistema operacional que substituirá o Vista, mas ainda sem muitos detalhes além da anunciada interface sensível ao toque.
Depois de oito anos mantendo um blog como hobby, o médico norte-americano Arnold Kim decidiu aposentar o estetoscópio para ser blogueiro em tempo integral.
O blog de Kim, MacRumours.com, atrai mais de 4 milhões de visitantes por mês com notícias e rumores relacionados à Apple. "Na Internet, tráfego gera poder, que conseqüentemente gera dinheiro", disse o médico ao jornal The New York Times, respondendo às pessoas que perguntam como um blogueiro se sustenta.
Arnold Kim ganha mais como blogueiro do que ganhava como médico
Kim não é milionário, mas garante que ganha mais com o blog do que com a medicina. Os lucros começaram a crescer há três anos, com uma combinação de banners, anúncios de texto e comissão em vendas de produtos.
Não foi fácil deixar a medicina, disse o blogueiro ao The New York Times, mas colocar as coisas na ponta do lápis deixou claro que a troca compensaria os quase US$ 200 mil investidos na faculdade de medicina.
Com a mudança definitiva de carreira, Kim está colaborando com outro site, Touch Arcade, sobre games para iPhone e iPod Touch. Ele também tem outros planos, mas prefere manter segredo. Fofocas e rumores, só no blog.
Software transforma iPhone em disco rígido sem fio
Um novo aplicativo para iPhone e iPod Touch permite usar os aparelhos para armazenar arquivos e dados. A solução é multiplataforma e funciona com Mac, Windows e até Linux. Segundo o site Gizmodo, a Veiosoft, criadora do sistema, promete para o dia 28 de julho o lançamento da novidade.
Chamado de DataCase, o programa transforma o famoso telefone da Apple em um disco rígido externo. As transferências são feitas via rede sem fio, usando os protocolos de comunicação AFP e Bonjour (para Mac) ou FTP e HTTP para quem prefere o PC com Windows ou Linux. O software é bem fácil de usar: basta arrastar os arquivos e soltá-los no ícone que surge no Finder, o gerenciador de arquivos do Mac OS X.
Haverá ainda controle de acesso para garantir a segurança dos dados e a possibilidade de criar até 16 volumes configuráveis no iPhone, cada um com opções de controle de leitura, gravação, salvar no iTunes e sincronização.
O aplicativo mostra uma barra que exibe o quanto do disco está sendo utilizado e quais os tipos de arquivos (música, documentos, fotos, vídeos etc). O aplicativo permitirá o iPhone guardar, abrir (arquivos PDF, do MS Office e texto) e compartilhar seus arquivos do computador com iPhones (e iPod touch) pela rede sem fio. É possível também apagar os arquivos diretamente pelo iPhone, conforme noticiou o site TUAW.
O pequeno programa custará apenas US$ 7. O site oficial da desenvolvedora, veiosoft.com, traz mais detalhes sobre o lançamento.
Microsoft mostra novo sistema gráfico 3D do Windows
A Microsoft mostrará a nova tecnologia DirectX 11, utilizada amplamente em jogos e aplicações tridimensionais, durante a próxima XNA Gamefest. De acordo com o site TG Daily, a Microsoft pretende lançar a nova versão de DirectX para os sistemas Windows Vista e Windows 7, evitando cometer novamente erros que minaram a popularidade e adoção do DirectX 10, rejeitado por muitos desenvolvedores que julgavam o pacote instável demais.
O novo pacote de APIs trará melhorias na renderização, possivelmente com um Shader modelo 5.0, embora nenhum detalhe tenha sido oferecido a respeito disso, conforme noticiou o site Fudzilla.
O evento XNA Gamefest será promovido pela companhia durante os dias 22 e 23 de julho em Seattle, Estados Unidos. A tecnologia, entretanto, tem lançamento previsto apenas para fim de 2009, meses antes do lançamento do Windows 7.
A Justiça alemã decidiu absolver um homem acusado de fazer downloads ilegais, levando em conta que ele possui uma conexão Wi-Fi aberta.
O homem havia sido processado por um músico, porque teria baixado uma de suas músicas de um site P2P.
Segundo o site TechRadar, a defesa alegou que qualquer um poderia ter feito o download, já que o acusado tem uma conexão sem fio aberta. A acusação argumentou que, de qualquer forma, ele era responsável pela rede - argumento que o juiz acatou.
No entanto, o acusado apelou e teve a sentença anulada por outro juiz, com a afirmação de que o dono de uma conexão wireless aberta não pode ser responsável pelas ações daqueles que usam sua rede.
Atualização do iTunes libera App Store para usuários brasileiros
A atualização do iTunes para a versão 7.7 liberada nesta quinta (10) pela Apple liberou o acesso, pelo programa, da App Store, loja online de aplicativos para iPhone/iPod touch.
Com isso, agora os usuários brasileiros podem comprar os aplicativos para iPhone/iPod touch disponíveis na App Store, sejam eles gratuitos ou pagos (a loja aceita cartões Visa, Mastercard e American Express, e é preciso fornecer o número do cartão durante o cadastro). Os aplicativos rodam apenas na versão 2.0 do sistema operacional do iPhone/iPod touch.
Caso o usuário já tenha um cadastro na iTunes Store dos EUA, é preciso criar um novo usuário para a loja brasileira. A interface de cadastro está parcialmente misturada entre inglês e português ainda.
A liberação da App Store dentro do iTunes 7.7 não significa, necessariamente, que a Apple irá lançar a iTunes Music Store no Brasil, já que a interface da loja virtual muda quando se modifica o país dentro do iTunes. A licença de uso da iTunes Store cita nominalmente a App Store, e não iTunes Music Store.
Quando a loja dos Estados Unidos está selecionada, aparecem informações de músicas, vídeos e dos aplicativos à venda. Ao trocar para Brasil, no pé da página do iTunes 7.7, surgem apenas os programas para download. Alguns games, como Super Monkey Ball, da Sega, aparecem na página norte-americana, mas não na brasileira.
A redação da Macworld Brasil conseguiu fazer alguns downloads gratuitos, que aparecem agora como Aplicativos em uma pasta na Biblioteca do iTunes, junto às músicas, filmes, podcasts, shows de TV, rádio e ringtones.
Software anti-cracker lança desafio de US$ 1 milhão
A empresa Permanent Privacy anunciou o primeiro sistema de criptografia em computação que seria absolutamente indecifrável, protegendo totalmente dados e arquivos de ameaças como ataques de crackers. E, para provar a eficiência do sistema, está oferecendo US$ 1 milhão para quem conseguir decifrá-lo.
O software foi apresentado por Peter Schweizer, um dos principais especialistas em criptografia - um modo de codificar uma informação de modo que ela não seja decifrada por estranhos . A técnica aguarda registro de patente sob o nome Permanent Privacy.
Cada licença comprada dá direito a participar do desafio de US$ 1 milhão. Mas a empresa adianta: "somente os verdadeiros cínicos e os incrédulos precisam participar", já que "nunca alguém será capaz de decifrar textos ou arquivos criptografados com o PP".
O software pode ser baixado do site permanentprivacy.com por US$ 39 (cerca de R$ 62). Fonte: Terra.
Enquanto outros mundos virtuais vão ladeira à baixo (leia-se Second Life), o Google lança o seu pequeno mundo (uma sala). Conheça o Lively!
Nesse mundo você cria seu Avatar e seu espaço, convida os amigos e até coloca seu espaço no seu blog. Distribuído sob a forma de um PlugIn para o Browser (somente para Windows), é baixar e experimentar mais essa do Google Labs.
A fabricante japonesa Pioneer anunciou o desenvolvimento de um disco óptico laminado capaz de armazenar até 400 GB de dados. O feito põe em cheque a tecnologia Blu-ray, com tamanho máximo de 50 GB e que está apenas começando a penetrar no mercado de eletrônicos.
A mídia é composta de 16 camadas, cada uma com 25 GB, e foi criada para eliminar um problema antigo de perda de transmissão de dados em discos de múltipla camada, noticiou o site The Inquirer.
De acordo com o Register Hardware, o novo disco possui o dobro da capacidade de uma tecnologia anunciada pela TDK há alguns anos como possível futuro para a mídia Blu-Ray.
O novo disco óptico é composto por 16 camadas
Dois elementos compõem o segredo para aumentar tão drasticamente a capacidade de armazenamento: o primeiro é a já citada quantidade de camadas. O segundo é a utilização de um novo sistema de leitura, capaz de ler sinais ópticos extremamente fracos ou distorcidos e tratar os erros, segundo o Register Hardware.
Em apenas um disco destes seria possível armazenar até 48 horas de conteúdo em alta definição, espaço suficiente para guardar, por exemplo, uma temporada completa de um seriado ou diversas minisséries em um só disco.
Adicionalmente, cada uma das camadas do disco possui especificações e características semelhantes às de um disco Blu-ray, o que permitirá compatibilidade entre formatos e faz com que os discos possam ser reproduzidos nos atuais aparelhos do formato de nova geração, conforme explicou o BetaNews. Entretanto, até o momento a tecnologia é limitada a leitura de conteúdos pré-gravados.
Detalhes do novo produto serão apresentados durante o Simpósio Internacional de Memória Óptica e Armazenamento de Dados Ópticos 2008, que acontecerá no Havaí a partir do dia 13 de julho. Ainda não há um nome comercial para a tecnologia.
Recorde de downloads do Firefox vai para o Guinness
A Guinness World Records, organização que controla os recordes pelo mundo, aprovou o envio de dados a respeito da façanha do navegador Firefox 3, da Fundação Mozilla, baixado mais de 8 milhões de vezes durante suas primeiras 24 horas de disponibilidade na web.
Segundo o site TG Daily, foram 8.002.530 downloads entre as 18h16 UTC (15h16 no horário de Brasília) do dia 17 de junho de 2008 até o mesmo horário do dia 18. Ao que parece a organização perdoou e desconsiderou a primeira hora de instabilidade de servidores e indisponibilidade que marcou o lançamento, previsto inicialmente para acontecer às 17h UTC.
Para que o recorde fosse aceito, os responsáveis pelos registros de download do servidor precisaram analisar os chamados logs (registros) e enviá-los a uma auditoria independente, que removeu os downloads duplicados e incompletos da contagem final e enviou os resultados para o Guinness.
Download Day bateu recorde com mais de 8 milhões de downloads em 24 horas
A iniciativa foi promovida pelo grupo de marketing da Fundação Mozilla e anunciada publicamente em maio, através de um site que pedia aos entusiastas do navegador demonstrar seu apoio se inscrevendo antecipadamente como participantes, ou ainda promovendo festas locais para celebrar o acontecimento, lembrou o Ars Technica.
Gareth Deaves, gerente da associação Guinness, parabenizou a Mozilla pelo primeiro recorde no gênero e afirmou que mobilizar mais de 8 milhões de internautas em 24 horas é um feito impressionante.
Hoje, no site spreadfirefox.com, utilizado primariamente para promover o Download Day, é possível enviar seu nome para receber um certificado de participação (em arquivo PDF). Até o fechamento desta nota, o Firefox 3 já havia sido baixado mais de 29 milhões de vezes em todo o mundo desde seu lançamento oficial. Deste número, 600 mil downloads foram feitos no Brasil.
Mais de 40% dos internautas usam navegadores desatualizados
Apenas 59,1% dos internautas usam navegadores atualizados com correções de segurança, segundo um estudo de pesquisadores suíços. Publicado na terça-feira (01/07), o estudo foi feito pelo Instituto Federal de Tecnologia Suíço em conjunto com o Google e com a IBM.
Uma das descobertas do estudo foi a de que, embora os fornecedores publiquem correções, demora dias, semanas e até meses para que os usuários as instalem, dando margem para a ação de hackers neste meio tempo.
Segundo o estudo, os usuários do Firefox são os mais atualizados: 83,3% estão usando última versão - o estudo analisou o Firefox 2.0. No caso do Safari, 65,3% usavam a versão mais atualizada, contra 56,1% no Opera e 47,6% no Internet Explorer.
O Firefox liderou graças ao seu recurso de auto-atualização, que oferece as correções ao usuário quando elas saem. Em três dias, a maior parte dos usuários do Firefox já atualizou o browser.
Os responsáveis pelo estudo recomendam que todos os navegadores adotem o mesmo processo ou que adotem um sistema de alertas avisando há quantos dias o navegador está “expirado”, ou seja, sem atualização.
A Microsoft deixará de distribuir a partir de hoje o sistema operacionalWindows XP aos principais fabricantes de computadores e grandes estabelecimentos comerciais, mas continuará oferecendo o software a fabricantes menores
Através do site do Windows XP, a Microsoft reconheceu que a decisão foi difícil, mas a empresa reiterou que seu "compromisso com a inovação" o obrigou a substituir esse sistema operacional pelo Vista.
No ano passado, a Microsoft teve que adiar o início do desaparecimento do Windows XP diante da rejeição de muitos consumidores, tanto individuais quanto corporativos, em substituir o sistema operacional.
A "aposentadoria" do XP já havia sido adiada diversas vezes
De acordo com o plano estabelecido pela Microsoft, a partir de hoje deixará de fornecer os discos do Windows XP a lojas para venda a pessoas físicas. Mas estes estabelecimentos continuarão vendendo cópias do programa até que se esgotem suas reservas.
A Microsoft também deixará de fornecer o sistema operacional a grandes fabricantes como Dell, HP e Lenovo. Outros fabricantes menores de PC continuarão recebendo o XP para instalação até janeiro de 2009.
Além disso, a Microsoft distribuirá o Windows XP Home até junho de 2010 para sua instalação em computadores de capacidade reduzida/(Netbook) e os de baixo custo.
Esse blog será utilizado como uma ferramenta de comunicação direta com os nossos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade em geral. Acompanhe ele diariamente ou faça o seu cadastro para se manter informado sobre os principais acontecimentos do mercado de tecnologia, ter acesso a treinamentos, dicas e trocar conhecimentos e experiências com a gente.