A Guinness World Records, organização que controla os recordes pelo mundo, aprovou o envio de dados a respeito da façanha do navegador Firefox 3, da Fundação Mozilla, baixado mais de 8 milhões de vezes durante suas primeiras 24 horas de disponibilidade na web.
Segundo o site TG Daily, foram 8.002.530 downloads entre as 18h16 UTC (15h16 no horário de Brasília) do dia 17 de junho de 2008 até o mesmo horário do dia 18.
Ao que parece a organização perdoou e desconsiderou a primeira hora de instabilidade de servidores e indisponibilidade que marcou o lançamento, previsto inicialmente para acontecer às 17h UTC.
Para que o recorde fosse aceito, os responsáveis pelos registros de download do servidor precisaram analisar os chamados logs (registros) e enviá-los a uma auditoria independente, que removeu os downloads duplicados e incompletos da contagem final e enviou os resultados para o Guinness.
Download Day bateu recorde com mais de 8 milhões de downloads em 24 horas
A iniciativa foi promovida pelo grupo de marketing da Fundação Mozilla e anunciada publicamente em maio, através de um site que pedia aos entusiastas do navegador demonstrar seu apoio se inscrevendo antecipadamente como participantes, ou ainda promovendo festas locais para celebrar o acontecimento, lembrou o Ars Technica.
Gareth Deaves, gerente da associação Guinness, parabenizou a Mozilla pelo primeiro recorde no gênero e afirmou que mobilizar mais de 8 milhões de internautas em 24 horas é um feito impressionante.
Hoje, no site spreadfirefox.com, utilizado primariamente para promover o Download Day, é possível enviar seu nome para receber um certificado de participação (em arquivo PDF).
Até o fechamento desta nota, o Firefox 3 já havia sido baixado mais de 29 milhões de vezes em todo o mundo desde seu lançamento oficial. Deste número, 600 mil downloads foram feitos no Brasil.
Postado por Felipe Eugênio as 7/04/2008 11:16:00 AM