O trabalho remoto traz benefícios para os funcionários e para as empresas. Foi o que apurou uma pesquisa realizada pela SonicWALL, fabricante americana de produtos de segurança, produtividade e mobilidade, com 900 profissionais que trabalham remotamente.
Segundo a pesquisa, tanto os funcionários que trabalham longe da sede quanto seus diretores acreditam que a atividade profissional remota os torna mais produtivos. Mais da metade dos entrevistados acessa diariamente de suas casas a rede da empresa.
No trabalho remoto, a aplicação mais popular é o e-mail. Cerca de 40% acessam e-mail via web, além de aplicações de software, como o Word e o Excel; 38% trabalham diariamente com aplicações específicas para as suas funções; 36% compartilham arquivos e 33% acessam os bancos de dados corporativos.
O levantamento mostrou que 58% dos entrevistados acessam a rede corporativa usando um laptop da empresa, enquanto 42% usam seus desktops pessoais. Apenas 22% dos entrevistados usam celular ou PDA, mas estima-se que esse número deva aumentar até o ano que vem.
Sobre os hábitos pessoais dos trabalhadores remotos, a pesquisa revela que 38% trabalham com roupas formais, enquanto 11% usam trajes informais ou não usam roupa alguma. 35% fazem suas refeições fora do horário habitual, 30% param para afazeres domésticos, como lavar roupa, e 21% tiram uma soneca à tarde.
O problema é que muitos funcionários remotos não tomam medidas de segurança para garantir a proteção das informações. De acordo com a pesquisa, 56% dos funcionários confiam na memória para lembrar das senhas da rede. Embora 12% dos funcionários criptografem os arquivos em seus computadores, muitos deles usam métodos perigosos. Entre os métodos de segurança duvidosos estão o uso da mesma senha para vários dispositivos, senhas armazenadas em celulares ou coladas em papeizinhos nos computadores.
Postado por Artigos legais as 4/04/2006 03:20:00 PM