Espaço Multimídia para falar sobre inovações tecnológicas, negócios e a interatividade das pessoas com isso. Você vai ver que a tecnologia é simples e está aí para facilitar a vida.

     
28 maio 2006  

Recuperando fotos antigas

 

foto antiga
Como digitalizar fotografias antigas que estão sumindo com a ação do tempo

Quase todo mundo tem uma grande coleção de fotos que data de anos ou décadas.E, não importa quão cuidadosamente você guarda essas lembranças, elas vão sendo destruídas pelo tempo. Nenhum esforço de preservação no universo pode deter esse processo. O único jeito de assegurar que esse material sobreviva é escaneá-lo e restaurá-lo digitalmente.

Para aprimorar a qualidade da digitalização, você pode fazer algumas coisas antes mesmo de ligar o scanner. Avalie o material de origem, por exemplo.

Você pode digitalizar qualquer coisa. Mas, se guarda tanto as imagens impressas quanto os negativos, é preferível deixar as fotos impressas de lado e partir para os negativos ou slides, assumindo que estejam em igual ou melhor estado. Negativos e slides são melhores porque os pigmentos usados na produção de cópias fotográficas tendem a desbotar rápida e desigualmente. É por isso que as fotos antigas têm tom avermelhado ou amarelado.

Se você está trabalhando com fotos impressas, não tente limpá-las ou aprimorá-las. É fácil destruir fotos antigas por excesso de manipulação. Se o material está empoeirado, use um tecido seco e macio para remover delicadamente a sujeira ­ e isso é tudo. Se algum resíduo estiver grudado no papel, deixe-o lá. Mais importante: nunca use nenhum tipo de líquido para tentar limpar uma foto. Se sua foto estiver rasgada, não procure remendá-la com uma fita, principalmente pelo lado impresso. Muitas fitas adesivas mudam de cor com o tempo, e você provavelmente terminará com uma faixa amarelada cruzando sua fotografia.

Você está quase pronto para escanear. Antes de começar, porém, limpe a superfície de vidro do equipamento. Para isso, umedeça levemente um pano macio com um líquido de limpeza. Não aplique o líquido diretamente sobre a superfície porque ele pode vazar para o mecanismo. E certifique-se de que a superfície esteja totalmente seca antes de colocar a foto sobre ela.

Agora você está pronto para iniciar a digitalização. Mas quais configurações deve usar? Depende de como você pretende usar os arquivos digitais. Se pretende enviar a cópia do arquivo para um site, por exemplo, você pode usar a resolução mais baixa. Mas vamos assumir que, quando se digitalizam fotos antigas, o objetivo é recuperá-las e arquivá-las para futuras gerações. Então, você deve escaneá-las de modo que sirvam de base para impressões de alta qualidade.

A maioria dos programas permite que você especifique o tamanho que tem como alvo e a resolução em pontos por polegada. Uma boa regra é configurar o programa para que crie impressos de 300 ppp, não importa o tamanho máximo de impressão que você espera fazer ­ normalmente, o máximo é 8 x 10 polegadas ou 20 x 25 centímetros. Se seu software exige a especificação da resolução de varredura da imagem inicial em vez do tamanho do impresso final, então você terá de fazer alguma matemática. Para obter a resolução de varredura, converta o tamanho da impressão desejada para polegadas, divida essa medida pelo tamanho do original e multiplique o resultado por 300. Você precisará ter uma alta resolução para criar impressos utilizáveis de slides e negativos, uma vez que a superfície dessas mídias é menor. Por exemplo, se você vai digitalizar um slide de 35 mm de 1,5 polegada de largura, terá de ajustar a resolução para aproximadamente 3.000 ppp.

Depois de concluir a digitalização, salve a foto em TIFF ou JPEG na mais alta configuração de qualidade e com a menor taxa de compressão de arquivo possível. Se você usar qualquer compressão para reduzir o tamanho do arquivo, estará sacrificando a qualidade da imagem. Veja mais detalhes sobre a escolha do arquivo na página ao lado.


(Fonte PcWorld)

Postado por Artigos legais as 5/28/2006 02:08:00 AM

     
0 Comentários:  

Postar um comentário

<< Voltar Multi BLOG

     
Aprendizado  

Cursos gratuitos

Microsoft Word
Microsoft Excel
Microsoft Outlook
Microsoft PowerPoint
Microsoft Access
Microsoft FrontPage
Microsoft OneNote
Sebrae - Cursos on-line
Diversos cursos de TI

Apostilas

Sebrae - Saiba mais
Microsoft Excel
Diversos

Ví­deos

MS Office
Fotografia Digital
Cuidados com notebook


   

Leia sobre

Hardware

Clube do hardware
Laércio Vasconcelos
Toms Hardware
HP
Intel
AMD
Leadership

Software

Baboo
Meiobit
Imasters
COMO FAÇO?
Truques e Dicas
Microsoft
Symantec
KB Microsoft

Inovação e
Negócios

Trocar Links
BlogBlogs.Com.Br
Bizrevolution
Sebrae
Portal da Administração
40 graus colunas
APL's
Baguete


   

Destaques

Carregador USB
Multilaser

Carregador USB Multilaser com 2 Pilhas


Mais informações

Monitor LCD 19"
Samsung 932BPlus

Monitor LCD 19 Samsung 932B Plus


Mais informações

Impressora HP
Deskjet D7160

Impressora Deskjet D7160


Mais informações

Impressora Canon
IP-1800

Impressora Canon IP-1800


Mais informações

Videogame Interativo
Multilaser Multigame

Videogame Multigame


Mais informações

Sony Cybershot
DSC-T20

CAMERA DIGITAL SONY CYBERSHOT DSC-T20


Mais informações

MP3 Creative
MuVo TX
256MB

MP3 Creative MuVo TX


Mais informações


     
Apresentação  
   


Esse blog será utilizado como uma ferramenta de comunicação direta com os nossos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade em geral. Acompanhe ele diariamente ou faça o seu cadastro para se manter informado sobre os principais acontecimentos do mercado de tecnologia, ter acesso a treinamentos, dicas e trocar conhecimentos e experiências com a gente.

   
Cadastre-se
   
   
Contato
Sugestões
Criticas
Duvidas

Todos os contatos serão respondidos e os melhores serão publicados no blog.

   

Post recentes

Nike+Apple - Ipod
Windows Media Photo: o novo formato de imagem da M...
Casaco da invisibilidade
Fiergs: custo da indústria gaúcha é maior
Procempa instalará 350 pontos WiMax em Porto Alegre
Apple e Nike unem as marcas e lançam tênis intelig...
Cursos de TI - Next Generation Center
Fotos do notebook de $ 100,00
Apple iPod Shuffle 512MB - Destaque
Dicas
   

Arquivos

março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008


MULTI E-NEWS

Notebook Pcchips-25/03/06
Acessorios Notebook-01/03/06
Multi E-NEWS #1 - 05/06/07
Multi E-NEWS #2 - 13/06/07


   
Wallpapers
   


Creative Commons License



 View My Public Stats on MyBlogLog.com








Desing by