O conceito ainda não é claro para todos.Será que essa filosofia se transformará em uma aplicação prática?
Os jornais e as revistas publicaram muitos artigos contendo este termo. Na realidade a Web 2.0 está em uma fase de transição e tentamos entender do que se trata seja a nível cultural, seja a nível de aplicação.
Web 2.0 é uma expressão inventada pela editora americana O'Reilly, especializada em publicações de novas tecnologias, internet em particular.Não é uma nova versão de um software, como parece o 2.0. Simplesmente trata-se de um slogan eficaz, e apropriado, para indicar o superamento da Web .
A base da web2.0, está no conteúdo produzido pelos próprios usuários e na integração cada vez mais forte de diferentes sites e serviços que vão se mesclando como se fossem um só. A web está virando uma plataforma, tudo roda no browser.
É identificada na Web 2.0 a passagem dos sites aos serviços, no sentido que a internet que conhecemos está para desaparecer para deixar espaço a uma nova Web na qual os casos de sucesso e os parâmetros serão diferentes daqueles utilizados até o momento.
Para colocar isso em prática as tecnologias que estão à base da Web 2.0 são:
XML o eXtensible Markup Language
Linguagem que é um conjunto de regras para a estruturação e a compreensão lógica dos dados através de computadores. Extensível é independente da plataforma e suporte os parâmetros internacionais e locais.
API o Application Program(ming) Interface
É um conjunto de procedimentos padrão disponíveis para os programadores. Web Services
Sistema software para a Web, projetado para suportar a total interoperabilidade entre diferentes dispositivos na mesma rede.
AJAX o Asynchronous JavaScript and XML
É uma técnica para desenvolver aplicações Web interativas e dinâmicas, utilizando uma combinação de diferentes linguagens de programação e de objetos.
O condutor da Web 2.0 é a colaboração, o compartilhamento, a interação social, cultural e profissional realizada através da tecnologia.
A web 2.0 é uma revolução anunciada, que mudará a internet seja para os usuários seja para as empresas. Aguardamos para ver quem, aqui no Brasil, será capaz de se transportar rapidamente para esse novo cenário.
Postado por Artigos legais as 6/13/2006 02:09:00 PM