Espaço Multimídia para falar sobre inovações tecnológicas, negócios e a interatividade das pessoas com isso. Você vai ver que a tecnologia é simples e está aí para facilitar a vida.

     
07 julho 2006  

Configurar uma rede sem fio em um pequeno escritório

 

1. Introdução

Criar uma rede para que a sua pequena empresa possa compartilhar conexões de Internet, arquivos e impressoras não exige um grande comprometimento de tempo ou de capital. A rede sem fio requer dois componentes principais:

  • Estação base (também conhecida como roteador ou gateway)
  • Adaptador de rede para cada computador na sua rede

Em uma rede sem fio, ondas de rádio são usadas para fazer a comunicação entre cada adaptador sem fio de computador em rede e a estação base sem fio. As estações base e os adaptadores seguem um dos padrões de transmissão de rádio 802.11 desenvolvidos pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). As versões mais populares desses padrões geralmente são conhecidas como Wi-Fi.

Você pode comprar estações base e adaptadores de rede nas principais lojas de informática e simplesmente seguir as instruções para configuração. Em seguida, você pode iniciar a configuração da sua rede. As etapas a seguir descrevem a configuração de grupos de trabalho e compartilhamento de arquivos e impressão, e se aplicam tanto a redes sem fio como a redes cabeadas.

2. Estabelecendo grupos de trabalho

Um benefício da conexão de computadores em rede no seu pequeno escritório é que todos podem usar determinados arquivos, pastas e uma impressora. Isso acontece quando o proprietário de um computador disponibiliza arquivos, pastas ou uma impressora conectada a outros na rede através de um processo chamado "compartilhamento". Quando arquivos, pastas ou uma impressora são compartilhados, outros usuários na rede podem acessá-los.

Para facilitar esse acesso de vários usuários, todos os computadores que estiverem compartilhando ou acessando recursos compartilhados devem primeiramente ser membros do mesmo grupo de trabalho.

Quando um grupo de trabalho é criado, ele é visível quando você abre Meus locais de rede. (Clique no ícone Meus locais de rede na sua área de trabalho.) A capacidade de visualizar todo um grupo de trabalho simplifica a visualização e o acesso aos recursos compartilhados.

Para especificar o grupo de trabalho de um computador no sistema operacional Windows XP:

  1. Clique em Iniciar, em Painel de controle e clique duas vezes em Sistema. Se não vir um ícone Sistema, clique em Desempenho e manutenção e, em seguida, clique em Sistema.
  2. Clique na guia Nome do computador.
  3. Clique em Alterar e, em seguida, clique na caixa de seleção Grupo de trabalho, digite o nome do grupo de trabalho do qual deseja participar ou que deseja criar.

É importante seguir as convenções de nome ao configurar ou adicionar computadores aos grupos de trabalho. Um nome de grupo de trabalho deve ser:

  • O mesmo para todos os computadores no grupo de trabalho
  • Diferente de qualquer nome de computador no grupo de trabalho

Os nomes de computador, entretanto, devem ser exclusivos:

  • Nenhum outro computador no grupo de trabalho pode ter o mesmo nome
  • O nome do computador também deve ser diferente do nome do grupo de trabalho

3. Compartilhamento de arquivos, pastas ou unidades

Os recursos de compartilhamento são configurados no computador que contém os arquivos e pastas que você deseja compartilhar. Você pode compartilhar um unidade inteira para que todos os arquivos e pastas naquela unidade estejam disponíveis aos outros computadores, ou você pode compartilhar apenas pastas específicas.

Para compartilhar um arquivo, pasta ou unidade usando Windows XP:

  1. Habilite o compartilhamento de arquivos no seu computador se ainda não o tiver feito executando o Assistente para configuração de rede. Clique em Iniciar, em Painel de controle, em Conexões de rede e de Internet, e em Assistente para configuração de rede. Isso só precisa ser feito uma vez no seu computador. Observação: você precisa de privilégios administrativos no seu computador para compartilhar arquivos e pastas no Windows XP.
  2. Abra Meu computador.
  3. Navegue para a pasta que contém os arquivos que você deseja disponibilizar aos outros computadores e selecione-a.
  4. No menu Arquivo, clique em Compartilhamento e Segurança.
  5. Clique em Compartilhar esta pasta na guia Rede. Por padrão, a pasta é disponibilizada a todos os outros computadores na sua rede, e todos possuem acesso somente leitura. Para conceder a todos acesso leitura-gravação, selecione Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos.

Para que os arquivos compartilhados estejam disponíveis a todos, o computador com os arquivos deve ser ligado e conectado à rede. Use Meus locais de rede (Microsoft Windows XP) ou Ambiente de Rede (Windows 2000 e Windows 98) para navegar até arquivos e pastas compartilhados na sua rede e acessá-los.

Você pode evitar ter de navegar até um recurso compartilhado usando Meus locais de rede quando "mapeia" o seu computador até o recurso. Quando você mapeia para uma pasta ou unidade compartilhada para uma letra de unidade no seu computador, você pode usar Meu computador ou o Windows Explorer para visualiza-lá.

Para mapear uma pasta compartilhada ou unidade para uma letra de unidade:

  1. No Windows Explorer ou em Meu computador, clique no menu Ferramentas e, em seguida, clique em Mapear unidade de rede.
  2. Navegue até o local do recurso de rede que deseja mapear e clique em OK.
  3. elecione uma letra de unidade e clique em Concluir.

4. Compartilhamento de uma impressora ou scanner

Existem dois tipos de impressoras compartilhadas:

  • Impressoras de rede que são conectadas diretamente a uma rede, geralmente a um dispositivo chamado servidor de impressão, em vez de a um computador em particular.
  • Impressoras locais, provavelmente as que você usa, que são conectadas a um único computador em uma rede. Ao configurar o compartilhamento de impressora, você pode compartilhar uma impressora local com outros computadores na rede.

Após adicionar um computador a um grupo de trabalho, você pode compartilhar quaisquer impressoras conectadas a ele. Para compartilhar uma impressora, abra o painel de controle Impressoras clicando em Iniciar, apontando para Configurações (ou Painel de Controle) e, em seguida, clique em impressoras (ou Impressoras e aparelhos de fax). Selecione a impressora que deseja compartilhar e no menu Arquivo, clique em Compartilhamento, ou clique em Propriedades e, em seguida, clique na guia Compartilhamento. Na caixa de diálogo Compartilhamento, escolha compartilhar ou não compartilhar a impressora.

Você também pode compartilhar novas impressoras que você instalar em qualquer um de seus computadores em rede. Se o Assistente para adicionar impressora detectar que o seu computador está em uma rede, o assistente lhe dará a opção de compartilhar a impressora durante a instalação.

Se não for possível acessar a opção de compartilhamento, ou se for exibida uma mensagem informando que o compartilhamento de arquivos e impressora não está ativado, ative o componente Compartilhamento de arquivos e impressora no Windows. No Windows XP isso pode ser feito através da página Propriedades da sua conexão em rede. Em outros sistemas operacionais Windows, você pode usar o painel de controle de rede.

Aqui estão outras coisas que você deve saber sobre compartilhamento de impressoras e scanners:

  • Nomeando uma impressora compartilhada. Quando você decide compartilhar uma impressora, você deve atribuir um nome a ela na caixa de diálogo de compartilhamento para identificá-la em todo o grupo de trabalho. O nome deve ser diferente do nome de qualquer outro dispositivo no grupo de trabalho, e não deve ser igual ao nome do grupo de trabalho. Use um nome que ajude a identificá-la facilmente, como o local ou a marca e modelo.
  • Configurando outros computadores para usar uma impressora compartilhada. Para usar uma impressora compartilhada, cada computador deve ter um driver de impressora instalado que funcione corretamente com o seu sistema operacional. Você pode instalar os drivers de impressora usando Adicionar impressoras no painel de controle de Impressoras para instalar a impressora em cada computador que irá usá-la. Instale a impressora conforme instalaria qualquer outra impressora e selecione a opção Uma impressora de rede, ou uma impressora conectada a outro computador durante a configuração. Em seguida, você já pode navegar para a impressora compartilhada - desde que a impressora e o computador ao qual está anexada estejam ligados e acessíveis na rede - e então conclua a instalação.

Nos computadores executando Windows XP e Windows 2000, também é possível instalar os drivers para o sistemas operacionais na primeira vez que compartilhar a impressora. Para fazer isso, clique em Drivers adicionais na caixa de diálogo Compartilhamento. Não é necessário instalar os drivers nos outros computadores.

Após a configuração da impressora compartilhada, você pode enviar trabalhos de impressão a partir de qualquer computador no grupo de trabalho exatamente como enviaria para uma impressora local.

5. Definindo regras e segurança

Se estiver compartilhando arquivos através de uma rede sem fio ou com computadores que estão conectados à Internet, a segurança é um fator importante. Se não tomar medidas para ajudar a proteger sua rede, é possível que invasores de Internet ou bisbilhoteiros sem fio acessem seus arquivos compartilhados.

Para ajudar a proteger os computadores na sua rede sem fio contra acesso não autorizado de vários modos:

  • Instale um firewall entre a Internet e a sua rede. Firewalls baseados em software, como o Firewall de Conexão com a Internet (ICF), podem interferir no compartilhamento de arquivos na rede local. Em vez disso, estações base cabeadas e sem fio com firewall de hardware interno para ajudar a proteger a segurança enquanto permite o compartilhamento irrestritode arquivos na rede local.
  • Ative WAP (Wi-Fi Protected Access) ou WEP (Wired Equivalent Privacy) de 128 bits para ajudar a impedir que bisbilhoteiros acessem seus arquivos compartilhados.
  • Atribua senhas a pastas que deseja proteger usando o controle de acesso de nível de compartilhamento do Windows, também conhecido como "permissões."

(Fonte Microsoft)

Postado por Artigos legais as 7/07/2006 09:58:00 AM

     
0 Comentários:  

Postar um comentário

<< Voltar Multi BLOG

     
Aprendizado  

Cursos gratuitos

Microsoft Word
Microsoft Excel
Microsoft Outlook
Microsoft PowerPoint
Microsoft Access
Microsoft FrontPage
Microsoft OneNote
Sebrae - Cursos on-line
Diversos cursos de TI

Apostilas

Sebrae - Saiba mais
Microsoft Excel
Diversos

Ví­deos

MS Office
Fotografia Digital
Cuidados com notebook


   

Leia sobre

Hardware

Clube do hardware
Laércio Vasconcelos
Toms Hardware
HP
Intel
AMD
Leadership

Software

Baboo
Meiobit
Imasters
COMO FAÇO?
Truques e Dicas
Microsoft
Symantec
KB Microsoft

Inovação e
Negócios

Trocar Links
BlogBlogs.Com.Br
Bizrevolution
Sebrae
Portal da Administração
40 graus colunas
APL's
Baguete


   

Destaques

Carregador USB
Multilaser

Carregador USB Multilaser com 2 Pilhas


Mais informações

Monitor LCD 19"
Samsung 932BPlus

Monitor LCD 19 Samsung 932B Plus


Mais informações

Impressora HP
Deskjet D7160

Impressora Deskjet D7160


Mais informações

Impressora Canon
IP-1800

Impressora Canon IP-1800


Mais informações

Videogame Interativo
Multilaser Multigame

Videogame Multigame


Mais informações

Sony Cybershot
DSC-T20

CAMERA DIGITAL SONY CYBERSHOT DSC-T20


Mais informações

MP3 Creative
MuVo TX
256MB

MP3 Creative MuVo TX


Mais informações


     
Apresentação  
   


Esse blog será utilizado como uma ferramenta de comunicação direta com os nossos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade em geral. Acompanhe ele diariamente ou faça o seu cadastro para se manter informado sobre os principais acontecimentos do mercado de tecnologia, ter acesso a treinamentos, dicas e trocar conhecimentos e experiências com a gente.

   
Cadastre-se
   
   
Contato
Sugestões
Criticas
Duvidas

Todos os contatos serão respondidos e os melhores serão publicados no blog.

   

Post recentes

Dicas de câmeras e Webcam's
Google lança pacote de programas gratuitos no Brasil
Dica para facilitar a copia de DVD's
Como encerrar o Windows XP mais rapidamente?
Brasil tem mais oito autoridades para certificação...
Feira online com 330 mil ebooks gratuitos abre nes...
Air France usará chips RFID em bagagens
Os cinco mitos da tecnologia
USB sem fio está saindo dos laboratórios
IDG Now! lança entrevistas sobre podcast
   

Arquivos

março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008


MULTI E-NEWS

Notebook Pcchips-25/03/06
Acessorios Notebook-01/03/06
Multi E-NEWS #1 - 05/06/07
Multi E-NEWS #2 - 13/06/07


   
Wallpapers
   


Creative Commons License



 View My Public Stats on MyBlogLog.com








Desing by