A partir desta terça-feira, 4 de julho, os internautas tem acesso a um acervo de mais de 330 mil livros eletrônicos para download. A iniciativa faz parte da World eBook Fair, a primeira feira de e-books do mundo, e termina no dia 4 de agosto.
O evento online foi organizado pelo Projeto Gutenberg, que completa 35 nos nesta terça, e pela World eBook Library, que tornou disponível a sua biblioteca com mais de 250 mil livros, documentos e artigos em formato digital. Normalmente, o acesso ao acervo da instituição custa uma anuidade de US$ 8,95.
Os livros podem ser baixados a partir dos endereços abaixo. É possível, no entanto, que o acesso seja lento por causa do volume de conexões - o site da World eBook Fair esteve fora do ar várias vezes durante o dia:
www.gutenberg.org
worldebookfair.com
Um milhão de livros
De acordo com o fundador do Projeto Gutenberg, Michael Hart, a parceria pretende tornar um milhão de e-books disponíveis na edição da feira de 2009. A maioria dos livros, digitados e escaneados por milhares de voluntários, não está mais protegida por direitos autorais. Incluem ficção, não-ficção e livros de referência, e estão disponíveis em aproximadamente cem idiomas.
Embora o mercado de ebooks permaneça reduzido, Hart afirma que livros eletrônicos "caíram no gosto dos leitores sem precisar de muita publicidade" e estão sendo lidos em handhelds, celulares e até mesmo em programas especiais para uso em iPods. Baseado na demanda crescente, ele prediz que haverá mais de 10 milhões de ebooks em 2020. "Tenho relatos de pessoas que afirmaram que nunca teriam lido Shakespeare se sua obra não tivesse sido colocada na internet", declarou Hart.
Postado por Artigos legais as 7/05/2006 11:10:00 AM