Espaço Multimídia para falar sobre inovações tecnológicas, negócios e a interatividade das pessoas com isso. Você vai ver que a tecnologia é simples e está aí para facilitar a vida.

     
28 junho 2006  

Dicas de profissionais sobre fotografia digital

 


Câmera digital comprada, software de edição instalado e serviço de compartilhamento online definido. Agora, só falta o usuário carregar seu equipamento por aí para clicar as cenas que achar mais interessante.

Para não topar com retratos mal focados, tremidos, com enquadramento errado ou com luz estourada no fim do passeio, o IDG Now! conversou com dois fotógrafos profissionais e separou dicas básicas essenciais para quem ainda acha que, de tão tecnológica, a máquina digital bate fotos perfeitas sozinha.

Flashes e luzes
- Usado à exaustão mesmo em ambientes com iluminação nem tão precária, o flash em câmeras digitais domésticas deve ser encarado com o máximo de cuidado.

“O flash destas câmeras é muito forte no primeiro plano e muito fraco no segundo”, analisa Eder Chiodetto, jornalista e fotógrafo profissional. O resultado são fotos com iluminação estourada no rosto dos fotografados ou escura demais em cenas de longe.

Por isto, o uso do recurso merece atenção. Chiodetto acha que não usar o flash pode tornar as fotografias melhores em determinados momentos, já que o usuário exercita sua percepção de luz na hora de bater uma fotografia.

O editor de fotografia da Folha de São Paulo, Tony Pires, reitera a necessidade de o usuário aprender o que chama de “caminho da luz”. “A foto não pode ser contra a luz, assim como o ambiente não pode estar escuro demais, com sombras muito fortes”.

Enquadramento
- Fotos boas dependem do que o usuário focaliza antes de bater. E, neste sentido, são dois os principais problemas dos leigos com uma câmera digital na mão: o plano americano e o enquadramento falho.

No primeiro, Chiodetto afirma que a TV é vista como inspiração para as fotografias, que focalizam o busto e cortam a barriga dos fotografados. “Na balada, no enterro ou em casa, fica todo mundo parecendo o Willian Bonner”, brinca.

Já o segundo, segundo Pires, faz com que um grande ambiente, como um ponto turístico, seja preferido na hora do retrato, deixando o turista minúsculo e irreconhecível na fotografia. “Assim, não dá para provar que é você lá ao fundo”.

A solução dos dois problemas resvala tanto na atenção na hora de enquadrar os fotografados, como na vontade do fotógrafo de arriscar ângulos, posições e percepções novas para as fotos.

Movimento -
A fotografia de objetos em movimento pode ser uma boa porta para que o usuário leigo comece a entender os meandros técnicos da fotografia. Como precisa capturar uma situação muito rápida, o usuário precisa ajustar a velocidade do seu obturador pelos modos disponíveis no seu equipamento.

E é nesta necessidade prática de ajuste que o usuário começa a entender o equipamento – no caso, a necessidade de acelerar o obturador para clicar uma cena extremamente ágil.

Em uma corrida de carros, por exemplo, o usuário que fotografa acompanhando o que será fotografado com uma captura mais rápida consegue um retrato com qualidade melhor por focalizar exatamente o carro durante a ação.

Manejo - De nada adianta uma câmera poderosa se o usuário não consegue segurá-la com firmeza o suficiente para tirar fotos sem tremer. Para não ter que apelar para tripés – um exagero, segundo os dois fotógrafos – o usuário precisa treinar a empunhadura do seu equipamento.

Vale lembrar que, por menor que a câmera seja, fotografias tiradas na vertical devem usar o braço como apoio, com a câmera encostada na palma da mão, e não segurada como se fosse espatifar no chão. O apoio do braço dá mais firmeza ao retrato. Na horizontal, a dica é segurar a câmera com as duas mãos, para ter mais segurança.

Interesse e ousadia
- Por fim, por mais que truques técnicos ajudem a melhorar a resolução das suas fotografias, é o interesse do usuário em procurar novos ângulos que vai deixar as fotos melhores.

Pires e Chiodetto são unânimes quanto à necessidade do usuário ousar. “Antes de tudo, é bom que o usuário não se preocupe em colocar a cena toda em um só plano. Tirar fotos em vários ângulos e treinar formas alternativas pode ser um bom exercício”, diz o editor da Folha de São Paulo.

Chiodetto afirma que o grande objetivo de fotografar é não reproduzir o clichê e se surpreender com suas próprias fotos. “Um dos grandes baratos da digital é que você pode treinar a vontade sem gastar dinheiro. O método de ‘tentativa-e-erro’, com o equipamento, é gratuito”, lembra o fotógrafo.

No fim, o interesse, segundo Pires, é benéfico apenas ao próprio usuário, já que é a partir do seu olhar fotográfico que as fotos contarão as histórias vividas. “A fotografia não é uma pessoa na frente de um monumento, é uma maneira de contar uma história”, define.

E mesmo as maneiras mais simples de expressão, de acordo com ambos, precisa de direção. “Mesmo uma fotinho de aniversário bem feita precisa do mínimo de interesse”, diz Chiodetto .

Compartilhamento - Por incrível que pareça, a publicação de fotografias em serviços de imagens online pode ser um ótimo exercício para melhorar fotos futuras. É o que acha Chiodetto. “Compartilhar as imagens em blogs é um forma interessante de agir”, já que a opinião alheia pode ser usada para definição do próprio gosto pessoal.

(Fonte IDG Now!)

Leia também:
Transforme suas fotos preto e branco em coloridas
Picasa incorpora recurso de álbum online
Redimensione suas fotos com Dosize.com
Recuperando fotos antigas
Dicas de fotografia digital
Impressão de fotos digitais
Recupere fotos digitais perdidas

Postado por Artigos legais as 6/28/2006 10:43:00 AM

     
0 Comentários:  

Postar um comentário

     
Links para esse post  

Criar um link

<< Voltar Multi BLOG

     
Aprendizado  

Cursos gratuitos

Microsoft Word
Microsoft Excel
Microsoft Outlook
Microsoft PowerPoint
Microsoft Access
Microsoft FrontPage
Microsoft OneNote
Sebrae - Cursos on-line
Diversos cursos de TI

Apostilas

Sebrae - Saiba mais
Microsoft Excel
Diversos

Ví­deos

MS Office
Fotografia Digital
Cuidados com notebook


   

Leia sobre

Hardware

Clube do hardware
Laércio Vasconcelos
Toms Hardware
HP
Intel
AMD
Leadership

Software

Baboo
Meiobit
Imasters
COMO FAÇO?
Truques e Dicas
Microsoft
Symantec
KB Microsoft

Inovação e
Negócios

Trocar Links
BlogBlogs.Com.Br
Bizrevolution
Sebrae
Portal da Administração
40 graus colunas
APL's
Baguete


   

Destaques

Carregador USB
Multilaser

Carregador USB Multilaser com 2 Pilhas


Mais informações

Monitor LCD 19"
Samsung 932BPlus

Monitor LCD 19 Samsung 932B Plus


Mais informações

Impressora HP
Deskjet D7160

Impressora Deskjet D7160


Mais informações

Impressora Canon
IP-1800

Impressora Canon IP-1800


Mais informações

Videogame Interativo
Multilaser Multigame

Videogame Multigame


Mais informações

Sony Cybershot
DSC-T20

CAMERA DIGITAL SONY CYBERSHOT DSC-T20


Mais informações

MP3 Creative
MuVo TX
256MB

MP3 Creative MuVo TX


Mais informações


     
Apresentação  
   


Esse blog será utilizado como uma ferramenta de comunicação direta com os nossos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade em geral. Acompanhe ele diariamente ou faça o seu cadastro para se manter informado sobre os principais acontecimentos do mercado de tecnologia, ter acesso a treinamentos, dicas e trocar conhecimentos e experiências com a gente.

   
Cadastre-se
   
   
Contato
Sugestões
Criticas
Duvidas

Todos os contatos serão respondidos e os melhores serão publicados no blog.

   

Post recentes

Dicas de uso do Google
Transforme suas fotos preto e branco em coloridas ...
Locaweb é canal oficial de venda de domínios .br
Saiba como fazer backup de seus arquivos digitais
Kit de primeiros socorros
Teclados estranhos
Brasil recebe 15 protótipos do laptop de 100 dólar...
HP lança concurso de fotografia digital
A batalha pela próxima geração do DVD
Chip para câmeras digitais atinge 111 megapixels
   

Arquivos

Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008


MULTI E-NEWS

Notebook Pcchips-25/03/06
Acessorios Notebook-01/03/06
Multi E-NEWS #1 - 05/06/07
Multi E-NEWS #2 - 13/06/07


   
Wallpapers
   


Creative Commons License



 View My Public Stats on MyBlogLog.com








Desing by