Programa para o 2º semestre do ano, Firefox 3.0 permitirá uso de serviços online sem conexão e terá novidades no histórico e Favoritos.Quando o Firefox 3.0 for lançado no final deste ano, o navegador de código aberto deverá apresentar novas funções, como suporte offline para aplicações online e novos ferramentas para Favoritos e buscas. A Mozilla divulgou a segunda versão Alpha do navegador no começo deste mês. Enquanto a configuração final ainda não tenha sido determinada, o Firefox 3.0 terá elementos da sua versão 4.0 e além, afirma a empresa e está programado para a segunda metade do ano.
Talvez o mais esperado seja habilidade do Firefox de permitir a redação de um e-mail no Gmail, por exemplo, enquanto o usuário estiver offline, com os dados sendo trocados após o usuário se conectar novamente. Para isto, engenheiros da Mozilla estão focando na integração entre o browser e serviços online como se fosse uma aplicação de desktop.
Até agora, engenheiros fizeram com que o Firefox trabalhasse com o Zimbra, aplicação de código aberto para e-mails, mensagens instantâneas e VoIP. Com um pouco de código do Google e da Microsoft, seria possível integrar Gmail, Hotmail e outros serviços de correio eletrônico.
Para fazer o suporte offline, engenheiros superaram a dificuldade de armanzenar dados localmente no PC. A função será apresentada no Firefox 3.0, mesmo que a interface para usuário ainda esteja em desenvolvimento. Outras mudanças podem atingir os Favoritos e o histórico, duas funções que têm experimentado pouca inovação. A Mozilla gostaria de criar uma função em que Favoritos podem ser automaticamente organizados conforme popularidade e freqüência além da apresentação estática atual.
O Firefox 3.0 também terá uma pequena base de dados integrada (a SQL lite) que eventualmente será usada para indexação de textos no histórico do navegador.
Alguns usuários reclamaram sobre o navegador ter péssimo desempenho com extensões e add-ons, aspecto popular do Firefox em que pequenos programas podem ser baixados e usados no browser para adicionar funções. Extensões, no entanto, consomem recursos de sistema, em parte por que entusiastas fazem seus códigos. A Mozilla inaugurará uma biblioteca compartilhada de códigos testados que os entusiastas podem usar em suas extensões.
A empresa também lançou seu novo site de add-ons, diminuindo o número de aplicativos listados por usuários de primeira viagem. Em poucas semanas, fóruns de discussão também serão formatados para que desenvolvedores troquem impressões, já que entusiastas que escrevem códigos não conhecem os problemas em alguns casos.
O Firefox 4.0 suportará a linguagem JavaScritp 2, sob desenvolvimento em parte pelo chief technology officer da Mozilla, Brendan Eich, e pelo grupo da ECMA International.A idéia por trás da remodelagem do JavaScritp é desenvolver aplicações de alta performance mais fáceis de escrever e compilar para usuários com experiência menor em codificação.
Postado por Felipe Eugênio as 2/27/2007 06:27:00 PM