A pesquisa e o desenvolvimento criam novas tecnologias a cada mês. Um grupo de analistas da
Computer World selecionou cinco destas tendências que prometem revolucionar o mundo da computação em 2007. Entre elas estão avanços em em programação, transmissão de dados e hardware. Confira.
Ruby on Rails
Ruby on Rails (RoR) é uma linguagem de programação orientada a objetos para a web conhecida por sua sintaxe limpa. RoR é um projeto de código aberto que funciona tanto no Windows quanto no Linux e no Mac. A utilização desta ferramenta pode aumentar bastante a velocidade de desenvolvimento de uma equipe.
O site oficial do projeto Ruby on Rails, http://www.rubyonrails.org/, tem uma série de tutoriais ensinando como criar rapidamente serviços de busca e publicação.
Discos NAND
O ano de 2007 deve trazer finalmente uma revolução nos HDs. Discos rígidos sólidos (SSD), como os usados no iPod nano, são mais leves, muito mais rápidos, mais silenciosos e consomem menos energia do que os magnéticos. NAND é a tecnologia de armazenamento usada neste tipo de disco.
O grande problema dos discos NAND, por enquanto, é o preço. Um disco de 32GB custa entre US$ 500 e US$ 600.
Banda Ultralarga
A banda ultralarga é uma tecnologia capaz de transmitir dados, via ondas de rádio, a uma velocidade de cerca de 500 Mbit/s consumindo pouca energia. O Bluetooth, tecnologia utilizada atualmente, tem uma velocidade de apenas 2,1 Mbit/s.
A tecnologia também tem a vantagem de utilizar ondas curtas, que pouco sofrem interferência. Com a popularização da banda ultralarga, dispositivos móveis poderão receber com facilidade dados em vídeo ao vivo, por exemplo.
Hardware remoto
Grandes projetos de computação necessitam de um equipamento muito sofisticado e caro. Empresas de pequeno porte ou até mesmo programadores que trabalham em casa, na maioria das vezes, não têm condições de arcar com os custos de uma rede de supercomputadores para calcular seus programas. Empresas como a Amazon e a 3tera estão oferecendo tal equipamento para ser utilizado remotamente, através de pagamento mensal.
Este tipo de serviço pode ser comparado ao sistema de água municipal. A empresa se conecta à rede e pode utilizar um equipamento que, de outra forma, seria economicamente inviável.
Novos tipos de processadores
A Intel, a IBM e a AMD têm projetos para novos tipos de processadores. Protótipos de 45 nanômetros já foram fabricados. O Penryn, nome do novo projeto da Intel, é menor que os chips atuais, não consome tanta energia e deverá ter um desempenho consideravelmente melhor. Esta nova tecnologia pode superar processadores com oito, 16 ou até 32 núcleos de processamento.
Já a AMD tem planos ainda mais avançados, utilizando uma nova tecnologia chamada processamento heterogêneo: enquanto um núcleo convencional faz operações de sistema operacional, um núcleo avançado faz cálculos de gráficos em 3D, entre outros mais complexos. A AMD chamou o projeto de Fusion.