Especialistas encontraram um novo vírus que se dissemina através de dispositivos de armazenamento USB e apaga os arquivos MP3 do computador da vítima. Batizado de W32.Deletemusic, a ameaça afeta os usuários de sistemas Windows e foi notificada por Orla Cox, gerente de operações de segurança da Symantec, conforme noticiado no site IT Pro.
O worm cria um arquivo Autorun.inf, responsável pela reprodução automática de uma mídia, assim que esta é inserida no computador e, como os antigos vírus de disquete, aposta na inserção da mídia problemática em várias outras máquinas para fazer novas vítimas.
Ao infectar um PC ele se copia para os drives e assim, se transmite a outros aparelhos que forem conectados posteriormente, segundo o The Register.
Orla Cox explicou que o vírus foi construído com ajuda de um toolkit e tem natureza muito básica, acrescentando que não há tentativa criminosa por trás da praga. Para ela, o vírus é fruto das "travessuras de um script kiddie", ou seja, de um cracker inexperiente e provavelmente jovem.
O prejuízo pode ser grande para usuários de sites de vendas de MP3, que podem perder um alto investimento com os estragos causados por um vírus assim, por mais rudimentar que este seja. "Recomendamos a todos os usuários de MP3 em PCs para continuarem cuidadosos quanto aos dispositivos de mídia removíveis que inserem em suas máquinas", recomendou a gerente.
Ainda que seja raro um malware que apague arquivos MP3, outras pragas semelhantes já fizeram história. Em 2002, o worm Klez-F possuía um calendário interno, que usava para sobrescrever diversos tipos de arquivos, entre eles MP3, em determinados dias do mês.
O worm Scrambler, por exemplo, fazia com que arquivos de música digital soassem como se fossem discos arranhados, e o Mylife-G sobrescrevia arquivos MP3 com as palavras "my lIfE".
Postado por Felipe Eugênio as 8/06/2007 03:06:00 PM