Espaço Multimídia para falar sobre inovações tecnológicas, negócios e a interatividade das pessoas com isso. Você vai ver que a tecnologia é simples e está aí para facilitar a vida.

     
02 maio 2008  

Museu da informática em Paris conta a história da Era Digital

 


O começo da Era Digital já está virando peça de museu. Pela primeira vez na Europa, um Museu da Informática abre as portas para contar como os primeiros computadores evoluíram de grandes e pesadas máquinas que desenvolviam apenas cálculos matemáticos, no início do século 20, até os notebooks de hoje, que podem pesar menos de um quilo e ao mesmo tempo armazenar dezenas de gigabits em dados.

Não foi fácil para Philippe Nieuwbourg convencer o meio cultural de Paris de que a hora de abrir um museu de informática havia chegado. "Passei cinco anos tentando todo o tipo de contato possível, mas todo mundo dizia que as palavras museu e informática simplesmente não combinavam", recorda. Apaixonado por Internet, ele decidiu então apresentar o projeto à iniciativa privada e no ano passado conseguiu nada menos do que o último andar do Grande Arco de la Défense, o monumento-símbolo do bairro mais moderno da capital francesa, para apresentar uma exposição. 

Atmosfera mais perfeita para falar da história da Era Digital, impossível. "Comecei com a exposição de um acervo pessoal e na medida em que a idéia foi se disseminando, pessoas e empresas do mundo todo me procuraram para negociar aparelhos antigos", lembra. O sucesso de 250 mil visitantes foi suficiente para convencer os proprietários do espaço a abrigar definitivamente o museu. Até então, apenas os Estados Unidos dispunham de um museu do gênero.

Inaugurada na semana passada, a coleção permanente de quase 300 peças é capaz de detalhar passo-a-passo da história digital ao longo de um século. A mostra se inicia pelas calculadoras mecânicas industriais, com cerca de 14 quilos cada e que, a partir da década de 40, passaram a ser alimentadas por lâmpadas. Com a eletricidade, eram capazes de realizar cálculos mais complexos até que durante a Segunda Guerra Mundial os serviços de informação do Eixo e dos Aliados desenvolveram equipamentos que gravavam dados criptografados. Era o início dos editores de texto.

Na época, um computador era alimentado por 70 mil lâmpadas internas e pesava em média 27 toneladas. Após a guerra, os norte-americanos perceberam que aquele poderia ser apenas o começo de uma mina interminável de descobertas e decidiram investir a fundo na informática. Na década de 50, criaram os primeiros computadores, tão pesados e incipientes que ocupavam uma sala inteira para apenas uma máquina. "Cada armário correspondia ao que hoje é um circuito. Um armário era o disco rígido, outro captava informação, outro a processava e um quarto a imprimia", explica Nieuwbourg, um ex-jornalista e viciado no assunto. A impressora funcionava por meio de um esquema interno de mini-martelos, que batiam na letra desejada e assim transmitiam o dado do computador para o papel. "Era um barulho ensurdecedor. Hoje quando alguém reclama da sua impressora barulhenta é porque não consegue imaginar como o simples fato de imprimir era um pesadelo no início da informática."

A partir de então, o tamanho e o peso dos computadores foi diminuindo ano após ano. O disco rígido - que era, literalmente, formado por discos já conseguia guardar 7 Mb no início dos anos 70. Os norte-americanos lideravam no desenvolvimento de novos produtos, mas foi um francês, François Gernelle, quem inventou o Micral, o primeiro micro-computador com finas placas de silício para armazenar os dados, em 1971.

Em 1973 foi criado o americano Osborne, o primeiro computador portátil - embora seus 12 quilos da época não permitissem muita mobilidade. "A idéia era de agrupar toda a sala de informática de 10 anos antes em um só aparelho móvel. Ele não tinha nem bateria, nem disco rígido, mas na época era uma revolução."

Até então, os computadores ainda eram um produto restrito às universidades e aos serviços de informação dos governos, mas menos de dez anos depois, em 1981, a IBM lança o primeiro computador comercial. Dois anos após, a Apple cria uma tela que possibilita recursos gráficos - até o momento, os computadores geravam apenas letras e números e não imagens. Foi quando as famílias começaram a se interessar pela máquina, impulsionando o lançamento de modelos mais baratos como o IBM que registrava as informações em fitas K-7 convencionais. "A confiabilidade era quase nula", brinca Nieuwbourg. "Mas ter um computador começava a ser sinal de status social." Nesta época, um computador comercial não saía por menos de R$ 40 mil. 

No início da década de 90, os primeiros sinais de Internet começam a aparecer, quando os computadores passaram a realizar ligações telefônicas. De lá para cá, o sistema só evoluiu cada vez mais rápido até que,, recentemente, foi lançado o primeiro computador portátil sem disco rígido.

"Queremos também dar uma idéia de para onde vamos na informática. O plano do museu é mostrar o passado, o presente e o futuro", explica o fundador do estabelecimento. "Não duvido que daqui a cinco anos as telas sejam projetadas no ar, como no filme Minority Report. A tendência é de que a informática se transforme em uma coisa menos eletrônica e mais humana, com toques e gestos reais", aposta Nieuwbourg.

Outras duas salas de exposições temporárias completam as atrações do museu. A primeira mostra a história do surgimento da Internet e a segunda apresenta obras artísticas desenvolvidas pelo designer Stéphane Mathon. O museu está aberto todos os dias da semana das 10h às 19h. 

Postado por Felipe Eugênio as 5/02/2008 04:52:00 PM

     
0 Comentários:  

Postar um comentário

     
Links para esse post  

Criar um link

<< Voltar Multi BLOG

     
Aprendizado  

Cursos gratuitos

Microsoft Word
Microsoft Excel
Microsoft Outlook
Microsoft PowerPoint
Microsoft Access
Microsoft FrontPage
Microsoft OneNote
Sebrae - Cursos on-line
Diversos cursos de TI

Apostilas

Sebrae - Saiba mais
Microsoft Excel
Diversos

Ví­deos

MS Office
Fotografia Digital
Cuidados com notebook


   

Leia sobre

Hardware

Clube do hardware
Laércio Vasconcelos
Toms Hardware
HP
Intel
AMD
Leadership

Software

Baboo
Meiobit
Imasters
COMO FAÇO?
Truques e Dicas
Microsoft
Symantec
KB Microsoft

Inovação e
Negócios

Trocar Links
BlogBlogs.Com.Br
Bizrevolution
Sebrae
Portal da Administração
40 graus colunas
APL's
Baguete


   

Destaques

Carregador USB
Multilaser

Carregador USB Multilaser com 2 Pilhas


Mais informações

Monitor LCD 19"
Samsung 932BPlus

Monitor LCD 19 Samsung 932B Plus


Mais informações

Impressora HP
Deskjet D7160

Impressora Deskjet D7160


Mais informações

Impressora Canon
IP-1800

Impressora Canon IP-1800


Mais informações

Videogame Interativo
Multilaser Multigame

Videogame Multigame


Mais informações

Sony Cybershot
DSC-T20

CAMERA DIGITAL SONY CYBERSHOT DSC-T20


Mais informações

MP3 Creative
MuVo TX
256MB

MP3 Creative MuVo TX


Mais informações


     
Apresentação  
   


Esse blog será utilizado como uma ferramenta de comunicação direta com os nossos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade em geral. Acompanhe ele diariamente ou faça o seu cadastro para se manter informado sobre os principais acontecimentos do mercado de tecnologia, ter acesso a treinamentos, dicas e trocar conhecimentos e experiências com a gente.

   
Cadastre-se
   
   
Contato
Sugestões
Criticas
Duvidas

Todos os contatos serão respondidos e os melhores serão publicados no blog.

   

Post recentes

Vazou detalhes sobre Centrino 2, próxima plataform...
Banco de dados gigante traz crimes famosos na Ingl...
"Ciberdesabrigados" ganham assistência no Japão
"Nérdico" pode ser a linguagem que mais cresce
Ambereh - Desenho cooperativo
China já é o país com mais internautas no mundo
HP lança serviço de armazenamento online
Travando o computador com o celular?
Estudo usa scanner para medir corpo dos brasileiro...
SP3 do Windows XP será lançado na segunda metade d...
   

Arquivos

Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008


MULTI E-NEWS

Notebook Pcchips-25/03/06
Acessorios Notebook-01/03/06
Multi E-NEWS #1 - 05/06/07
Multi E-NEWS #2 - 13/06/07


   
Wallpapers
   


Creative Commons License



 View My Public Stats on MyBlogLog.com








Desing by