Espaço Multimídia para falar sobre inovações tecnológicas, negócios e a interatividade das pessoas com isso. Você vai ver que a tecnologia é simples e está aí para facilitar a vida.

     
23 junho 2008  

Veja as principais novidades do Firefox 3.0

 

Quando a nova versão do Firefox foi desenvolvida, sabia-se que traria um grande número de mudanças. O grande número, então, foi revelado: 15 mil melhorias. Antes que o usuário pense que isto signifique 15 mil novidades, todas visíveis a olho nu, é preciso esclarecer que uma boa parcela destes incrementos foi feita no "motor" do Firefox, escondido sob o capô. Entretanto, somadas, essas melhorias impactam diretamente na experiência de navegação.

Há, porém, algumas novidades importantes e recursos de produtividade que devem ser observados, e estes podem ser divididos em duas áreas distintas: o que realmente mudará sua vida, e o que será mais uma comodidade na hora de navegar na web.

O que realmente vai mudar a vida dos internautas foi anunciado junto com os planos do Firefox 3.0, com o nome de Places (na tradução, a palavra seria "Lugares"). Um recurso ousado, o Places juntaria em um mesmo banco de dados as páginas de Favoritos e o histórico de navegação do usuário. Ou seja, ao digitar "download", o navegador retornaria qualquer página de Favorito cujo título tivesse a palavra "download", bem como qualquer página que o usuário tenha visitado com esta palavra.

Detalhe da tela dos "Places"

Na realidade, o sistema é um pouco mais poderoso que o anunciado. Isto porque o Places trouxe, também, a possibilidade de criar marcadores (tags) descritivos aos favoritos. Se o título de uma página for apenas o nome do site, mas na realidade em seu conteúdo estiverem notícias, arquivos para download, fotos e email, por exemplo, será possível especificar novas palavras-chaves, que permitirão a localização rápida do Favorito através da barra de endereço.

Também foi facilitada a inserção de novos sites aos Favoritos. Um ícone em forma de estrela, na barra de endereços, ao ser clicado abre uma caixa rápida de inclusão aos favoritos. Nela, é possível modificar o nome, escolher uma pasta ou acrescentar marcadores, separados por vírgulas.

Em versões anteriores o programa possuía um mecanismo capaz de salvar sessões de navegação e restaurá-las quando travava. Agora, o Firefox salva qualquer sessão, mesmo as que não travaram, bastando para isso fechar o aplicativo pelo menu Arquivo > Sair. Com isto, ao abrir o navegador novamente as mesmas abas que estavam abertas na hora do fechamento são recarregadas.

No design do aplicativo, algumas coisas também mudaram. A aparência do navegador está um pouco mais trabalhada (é mais bonita no Mac OS X, enquanto a interface de Linux perde até para a de Windows), ganhou um botão de Voltar maior, em comparação ao botão para Avançar nas páginas navegadas. Na barra de favoritos um botão "Mais Visitados" pega dinamicamente as páginas mais acessadas pelo usuário e as mostra em uma listagem de rápido acesso.

Janela do gerenciador de Downloads

Dos novos recursos de comodidade, é importante citar o redesenho no Gerenciador de Download. Agora, o mecanismo de downloads permite paralisar transferências para continuar mais tarde (recurso que depende, também, do servidor em que o arquivo de download está hospedado) e uma barra de busca para localizar documentos e arquivos baixados. O recurso mais importante, entretanto, é um utilíssimo cronômetro regressivo que informa, direto na barra de status do navegador em qualquer janela, quantas transferências estão em progresso e quanto tempo levarão para ser concluídas.

A barra de busca agora completa automaticamente palavras digitadas, com sugestões mais populares e também ficou mais fácil adicionar mecanismos de pesquisa ao menu. No menu interno de busca em conteúdos da página em visualização, a barra recebeu uma pequena modificação que permite marcar, de uma vez, todas as ocorrências da palavra no texto.

No campo de segurança, a Fundação Mozilla facilitou o acesso ao mecanismo antifraude e ao verificador da segurança de páginas. Assim, antes de digitar um dado qualquer o usuário pode conferir, com um clique no ícone da página (ao lado esquerdo do endereço) se os certificados de segurança são ou não válidos.

Postado por Felipe Eugênio as 6/23/2008 08:22:00 AM

     
0 Comentários:  

Postar um comentário

     
Links para esse post  

Criar um link

<< Voltar Multi BLOG

     
Aprendizado  

Cursos gratuitos

Microsoft Word
Microsoft Excel
Microsoft Outlook
Microsoft PowerPoint
Microsoft Access
Microsoft FrontPage
Microsoft OneNote
Sebrae - Cursos on-line
Diversos cursos de TI

Apostilas

Sebrae - Saiba mais
Microsoft Excel
Diversos

Ví­deos

MS Office
Fotografia Digital
Cuidados com notebook


   

Leia sobre

Hardware

Clube do hardware
Laércio Vasconcelos
Toms Hardware
HP
Intel
AMD
Leadership

Software

Baboo
Meiobit
Imasters
COMO FAÇO?
Truques e Dicas
Microsoft
Symantec
KB Microsoft

Inovação e
Negócios

Trocar Links
BlogBlogs.Com.Br
Bizrevolution
Sebrae
Portal da Administração
40 graus colunas
APL's
Baguete


   

Destaques

Carregador USB
Multilaser

Carregador USB Multilaser com 2 Pilhas


Mais informações

Monitor LCD 19"
Samsung 932BPlus

Monitor LCD 19 Samsung 932B Plus


Mais informações

Impressora HP
Deskjet D7160

Impressora Deskjet D7160


Mais informações

Impressora Canon
IP-1800

Impressora Canon IP-1800


Mais informações

Videogame Interativo
Multilaser Multigame

Videogame Multigame


Mais informações

Sony Cybershot
DSC-T20

CAMERA DIGITAL SONY CYBERSHOT DSC-T20


Mais informações

MP3 Creative
MuVo TX
256MB

MP3 Creative MuVo TX


Mais informações


     
Apresentação  
   


Esse blog será utilizado como uma ferramenta de comunicação direta com os nossos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade em geral. Acompanhe ele diariamente ou faça o seu cadastro para se manter informado sobre os principais acontecimentos do mercado de tecnologia, ter acesso a treinamentos, dicas e trocar conhecimentos e experiências com a gente.

   
Cadastre-se
   
   
Contato
Sugestões
Criticas
Duvidas

Todos os contatos serão respondidos e os melhores serão publicados no blog.

   

Post recentes

Dirigindo pelo Google Maps
PUC-RS faz primeira transmissão para TV digital co...
Folhas com painel solar
Intel mostra processador Atom na Computex
Windows 7 é comentado e mostrado oficialmente
Empresa de Portugal lança banda larga sem linha te...
Desenvolvida pilha a hidrogênio para celulares
Cientistas alcançam o gigapixel em fotos
Gizmodo.com.br?
Versão quase final do Firefox 3 está disponível pa...
   

Arquivos

Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008


MULTI E-NEWS

Notebook Pcchips-25/03/06
Acessorios Notebook-01/03/06
Multi E-NEWS #1 - 05/06/07
Multi E-NEWS #2 - 13/06/07


   
Wallpapers
   


Creative Commons License



 View My Public Stats on MyBlogLog.com








Desing by