Sistema permite atender ocorrências com maior agilidade, reduzindo o uso de rádio e telefone na comunicação com a central.
Com o objetivo de reduzir o uso da comunicação por voz entre os responsáveis por monitorar as estradas, a Ecovias, concessionária responsável pelas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes, implantou computadores de bordo e aparelhos de GPS em 30 viaturas de inspeção de tráfego.
A tecnologia – batizada de “teledespacho” – integra os veículos aos sistemas internos da Ecovias, reduzindo o tempo de comunicação entre as viaturas e o Centro de Controle Operacional (CCO).
Com o novo sistema, qualquer operador do CCO pode localizar a viatura mais próxima de uma ocorrência e acioná-la sem usar o rádio ou o telefone.
A partir de um comando no COO, a viatura que fará o atendimento recebe um sinal sonoro no computador de bordo. O inspetor de tráfego lê as informações da ocorrência na tela e, com um toque no teclado do aparelho, informa a hora exata em que chegou ao local e a situação do evento. De acordo com a CAS Tecnologia, responsável pela implementação do projeto, o “teledespacho” garante a agilidade na tomada de decisões no momento de um acidente, o que acaba reduzindo o tempo de espera pelo atendimento e otimizando o planejamento das operações de rotina.
O "teledespacho" começou a ser testado pela Ecovias em dezembro. No dia 31 de dezembro, véspera do Reveillon, foram comunicados 956 chamados ao COO, dos quais 503 – ou 52% – foram resolvidos sem que fosse preciso utilizar a comunicação por rádio. O Sistema de Transporte Inteligente da Ecovias integra mais de 300 câmeras, sistema de detecção de incidentes nos túneis da nova pista da rodovia dos Imigrantes, estações meteorológicas, contadores de tráfego e softwares de gerenciamento de recursos.
Postado por Artigos legais as 4/13/2006 04:30:00 PM