Antes de partir para prática, é bom que o usuário entenda alguns conceitos técnicos do gerenciamento de suas músicas digitais. Entre os mais integrados à linguagem tecnológica, o verbo “rippar” traduz a transformação das canções armazenadas em CDs físicos para canções digitais.
Em inglês, “rip” significa rasgar ou separar. É isto o que os softwares multimídia fazem com suas músicas preferidas: eles extraem as faixas e as transformam em arquivos digitais.
O processo de “rippar” seus CDs envolve também a qualidade de reprodução dos arquivos no PC ou MP3 player.
A medida usada para indicar a qualidade da música é o Kbps (Kilobits por segundo). Quanto mais Kilobits são usados para reproduzir um segundo da canção, mais fiel ela é em relação ao CD original e mais espaço ocupa no seu disco rígido.
Entusiastas de música, que percebem qualquer deformação ao escutar a canção, podem apelar para a qualidade de 320 Kbps. Se você, por outro lado, quiser privilegiar a memória do seu MP3 player, a qualidade com 128 Kbps está de bom tamanho.
Saiba agora como utilizar alguns softwares testados pelo IDG Now! para “rippar” seus CDs:
iTunes - O popular software multimídia da Apple transforma seus CDs em arquivos digitais e os joga dentro do seu player facilmente, com apenas uma restrição: o aparelho tem de ser o badalado iPod (tocadores de outras marcas não funcionam com o software).
Para usufruir do intuitivo processo de “rippar” músicas pelo iTunes, no entanto, o usuário não precisa do tocador da marca.
Ao colocar o CD no drive, o iTunes reconhece o nome do artista e das canções automaticamente. Na grande janela da direita, basta o usuário selecionar todas as canções do álbum e arrastá-las no ícone Library, no topo da lista na lateral esquerda.
O iTunes grava canções diretamente para o formato AAC, desenvolvido pela Apple e não suportado por alguns players. Para mudar isto, clique na opção Preferences no menu Edit e, dentro da aba Advanced, clique em Importing e escolha o formato MP3 de música.
Após acabar de “rippar” o CD, as músicas estarão disponíveis no catálogo musical do usuário.
Windows Media Player 11 - Beta do novo aplicativo multimídia da Microsoft, o Windows Media Player 11 apresenta melhorias substanciais em relação à versão anterior do software.
O gerenciamento das músicas armazenadas no disco rígido do usuário, antes renegado a listas infindáveis, é capaz de separar os arquivos em álbuns, artistas e canções, reproduzindo até mesmo a capa do disco.
O processo para “rippar” músicas seguiu o caminho aberto pela simplicidade do iTunes e se tornou acessível para usuários leigos. Após colocar o CD no drive, o WMP11 também reconhece a obra e abre a aba “Rip”, responsável pela extração das canções.
No pequeno botão abaixo de “Rip”, o usuário pode escolher o formato no qual a música será salva (o software está configurado automaticamente para salvar os arquivos no padrão WMA, proprietário da Microsoft) e sua qualidade.
Sobre as opções de formato e qualidade está a tecla que aciona o processo. Além de “jogar” as canções digitais, o WMP11 guarda a capa do disco para enfeitar seu catálogo de músicas.
CDex - Entusiastas do código aberto ou usuários com PCs menos poderosos encontram no CDex uma ótima opção. Por ocupar apenas 3 Megabytes (MB) no disco rígido, o aplicativo não oferece nada além do básico extremo, mas se destaca pelo ótimo balanço de volume das canções “rippadas”.
A interface sem firulas lista as músicas presentes na mídia e uma lista de botões na lateral direita que dá acesso às suas principais funções. A identificação das músicas do disco não é automática, mas é facilmente acessada pelo botão com a lupa na lateral esquerda.
Mesmo que os três botões do topo da lista transformem o CD dentro do drive em canções, esqueça o primeiro e o terceiro - é o segundo que “rippa” suas músicas em MP3.
O processo não é tão rápido como do iTunes e do Windows Media Player 11, mas o CDex consome muito menos desempenho do seu PC enquanto separa os arquivos digitais.
Outra vantagem do programa é gravar arquivos a partir da entrada de som do seu computador.