De que adianta comprar uma câmera digital das mais modernas e entupir o disco rígido do seu computador com centenas de fotografias, se você não mostrar seus dotes artísticos para seus amigos?
Para ajudar o usuário a compartilhar suas imagens, a internet conta com diversos serviços que organizam as fotos em álbuns digitais.
Para melhorar ainda mais a visualização, alguns serviços extrapolam o simples gerenciamento e permitem que o usuário faça modificações básicas nos documentos ou até mesmo monte uma rede social baseada nas suas fotografias.
O IDG Now! selecionou quatro serviços de compartilhamento online de fotos. Confira.
Flickr – Carro-chefe entre os serviços disponíveis atualmente para compartilhamento de fotos online, o Flickr justifica sua enorme popularidade com a integração de ferramentas para edição das fotos e a possibilidade do fotógrafo ter relacionamentos com usuários que tenham gosto parecido ao seu.
O serviço oferece interface limpa e simples, com a possibilidade de as fotos serem vistas tanto em conjunto como individualmente. Um sistema de classificação por tags (etiquetas) permite que o usuário organize a bagunça e crie álbuns instantaneamente que possuam também fotos de outros usuários sobre uma mesma temática – como “cachorro”.
A publicação das fotos é fácil, pois o serviço oferece um aplicativo para ajudar a compartilhar muitos arquivos facilmente. Entre as funções de edição, a mais interessante permite que o usuário destaque determinadas regiões da fotografia.
SmugMug – Ainda em beta, o SmugMug atrai usuários pela avalanche de opções disponíveis a serem feitas uma vez que a foto é publicada. A organização das fotos por tags funciona muito bem e a interface, ainda que não tão intuitiva como a do Flickr, torna a visualização de fotos agradável.
É nas ferramentas avançadas, porém, que o SmugMug impressiona. Além de oferecer álbuns temáticos e permitir a definição de senhas para eles, os usuários podem publicar fotos a partir de seu telefone, criar widgets (pequenas aplicações que rodam no seu desktop) com seus arquivos e localizar suas fotografias no Google Maps.
Usuários básicos podem não passar dos sete primeiros dias gratuitos de teste, mas quem precisa de mais funções do que o oferecido pelos serviços gratuitos podem aproveitar bem as funções do SmuMug, por 39,95 dólares por ano.
Riya – Mais do que um simples serviço de gerenciamento de fotografias, o gratuito Riya se propõe a reconhecer quem está nas fotos para ajudar o usuário a catalogar seus arquivos.
Por mais que pareça complicado, a premissa é simples. Com um software próprio, o serviço escaneia a foto publicada à procura de rostos. Após reconhecer expressões, o Riya pede que o usuário dê nomes às pessoas presentes nas fotografias.
Ao navegar entre seus arquivos, basta o usuário digitar o nome de um parente, por exemplo, para que veja todas as fotos que contam com sua presença.
A presença do conceito de Web 2.0 está presente também no Riya pelo sistema de classificações por tags, a capacidade de adicionar fotografias favoritas e até mesmo publicar arquivos que lhe chamaram a atenção em seu blog por uma ferramenta do site.
Fotolog.com – Ainda que ultrapassado pelo acúmulo de funções de serviços mais novos, o pioneiro Fotolog ainda oferece fácil gerenciamento de fotografias e uma interface de ótima visualização pela sua simplicidade.
A publicação de documentos é rápida, mas não oferece função de edição nenhuma. Se você quiser criar um álbum de fotos para compartilhar momentos pessoais com seus amigos, é melhor esquecer o gratuito Fotolog.
A criação de álbuns não existe no serviço, que serve mais para uma limitada demonstração de fotografias. A interação com outros usuários, pelo contrário, permite a inserção de comentários nas fotos.
Postado por Artigos legais as 7/11/2006 08:57:00 AM