O mercado brasileiro de Tecnologia da Informação deve encerrar 2006 com crescimento de 14,9%, segundo estimativa anunciada nesta quinta-feira, 27, pela IDC Brasil. Dessa forma, o movimento de recursos no país deve somar US$ 16,2 bilhões.
Do total de investimentos no setor, 44% correspondem a negócios com hardware, 40% são direcionados a serviços e outros 16% respondem pela área de software. Ainda segundo a consultoria, caso o crescimento estimado se confirme, o Brasil deve superar em 8,3 pontos porcentuais o avanço global de TI aguardado para o ano - 6,6%. Já a América Latina, como um todo, tende a crescer 12,4% até dezembro.
O estudo também avalia o comportamento do segmento de finanças em relação à TI. Baseada em entrevistas com 30 bancos, 20 seguradoras e 20 corretoras, a pesquisa detecta que, no Brasil, o setor corresponde a 21% do mercado total de tecnologia, além de ter investido US$ 3,1 bilhões na área em 2005. Para este ano, a expectativa é de que os aportes do nicho financeiro cresçam, em média, 12%.
Indústria
O estudo da IDC também mostra que o investimento da indústria em TI crescerá 12% este ano, principalmente no segmento manufatureiro. Os recursos devem ser empregados na integração com fornecedores e canais de distribuição, otimização de processos de produção e gerenciamento de departamentos de compras, logística e vendas. As pequenas e médias corporações industriais, por sua vez, tendem a priorizar a área de hardware, principalmente a atualização da base de desktops e servidores, com preferência para Intel e AMD. Outros investimentos previstos são em terceirização de impressão, consultoria para adoção de sistemas de ERPs, segurança e VoIP
Postado por Anônimo as 7/31/2006 10:11:00 AM