A Whirlpool quer acelerar a chegada do dia em que a maioria dos consumidores poderá monitorar e controlar eletrodomésticos por meio de seus computadores e telefones. A maior fabricante mundial de eletrodomésticos começou a testar na terça-feira lavadoras e secadoras de roupas "inteligentes" em três residências na região metropolitana de Atlanta.
O projeto-piloto, conhecido como Laundry Time, tem por objetivo facilitar a lavagem por meio de envio de alertas aos televisores, computadores e celulares dos usuários. Em recente demonstração do projeto, em um estúdio da Whirlpool em Atlanta, mensagens de uma lavadora especialmente equipada eram enviadas em tempo real a um televisor localizado em outra sala.
Os consumidores também podem receber mensagens instantâneas em seus celulares ou computadores, que os informam, por exemplo, de que um ciclo de lavagem foi concluído ou uma secadora desligou.
Com um simples toque de botão em um celular, as famílias participantes do teste podem prolongar um ciclo de secagem e executar outras tarefas de lavanderia mesmo que estejam longe de casa. "Lavar roupa é trabalho chato", disse Tim Woods, vice-presidente da Internet Home Alliance, uma associação que promove o estudo. "Assim, por que não eliminar a parte chata, se podemos aplicar tecnologia e ajudar os consumidores a obter uma solução?"
A Whirlpool, que acertou parceria com Microsoft, Hewlett-Packard, Procter & Gamble, Panasonic e Cingular Wireless para o projeto, quer registrar atitudes e comportamentos dos consumidores com relação aos eletrodomésticos "inteligentes", e usar o conhecimento assim obtido para desenvolver novos produtos.
"Os usuários realmente não sabem de que maneira desejam utilizar a alta tecnologia em seus eletrodomésticos", disse Layne Heilman, gerente de aplicativos eletrônicos na Whirlpool. "A questão agora é descobrir de que maneira propiciar valor aos consumidores nesse espaço."
Os consumidores querem economizar tempo, ganhar eficiência e tornar suas casas mais habitáveis. O desejo leva à maior aceitação da tecnologia inteligente para residências, à medida que os fabricantes criam mais aparelhos capazes de integração em rede.
Postado por Artigos legais as 7/19/2006 05:06:00 PM