A indústria briga entre o HD-DVD e o Blu-ray. Você sabe o que é isso?
Você deve estar começando a ouvir: o seu DVD é coisa do passado. Em breve, ele será substituído por uma nova geração: os discos de alta definição.
E agora: o que você vai fazer com sua coleção de DVDs? Justo agora que você tinha se livrado de todos os seus vídeos antigos em fita.
Não se desespere. Essas tecnologias estão ainda em fase de aperfeiçoamento, leva um bom tempo até entrarmos em contato total com essas novas mídias. A baixo você confere uma explicação sobre as nova geração de DVDs de alta definição e a briga entre dois padrões concorrentes: o HD-DVD e o Blu-ray.
O que é HD-DVD?
HD-DVD é o formato elaborado por um consórcio de empresas, liderado pela japonesa Toshiba, com a intenção de substituir o DVD. Para tanto, o novo formato é capaz de armazenar mais dados num mesmo disco, graças à tecnologia de leitura óptica com um laser azul.
Em razão da espessura do laser, um disco do formato HD-DVD é capaz de guardar até 15 GB no lugar dos 4,7 GB armazenados pelo DVD em uma mídia com o mesmo tamanho físico. Se o disco tiver duas camadas, como a Toshiba já anunciou, a capacidade do formato HD-DVD salta para 30 GB em um único disco.
Tanta capacidade se reflete tanto na qualidade de reprodução dos filmes, com detalhamento e profundidade das cenas muito maiores, como na quantidade de extras disponíveis e novas funções não presentes nos DVDs.
Na atual guerra entre os formatos, o HD-DVD tem o apoio da Toshiba, Microsoft, da Intel, da HP e da NEC para produção do drive no padrão para PCs, e por LG e RCA para a produção de tocadores de mesa.
O que é Blu-ray?
O Blu-Ray é o formato de armazenamento óptico da próxima geração desenvolvida também por um consórcio de empresas, capitaneado pela Sony.
Ele tem algumas vantagens técnicas sobre o HD-DVD. Em vez dos 30 GB do HD-DVD, um disco convencional com duas camadas pode armazenar até 50 GB de dados.
Além de também contar com a LG e a RCA, presentes no grupo do HD-DVD, o consórcio do Blu-Ray é formado por Hitachi, Mitsubishi, Sharp, Panasonic, Samsung e Philips, além da Sony.
Outras grandes empresas do setor, como Apple, Dell, Benq e HP, também fabricarão equipamentos com o drive no formato.