|
Movimentos da Pupila como Senha |
|
Foi desenvolvido um software chamado EyePassword, cuja proposta é projetar raios infravermelhos de modo a captar a movimentação da pupila em relação à tela. Com isso, é possível ao usuário informar a senha sem precisar tocar no teclado, aumentando a segurança dos clientes em caixas eletrônicos.
O software rastreia o movimento do globo ocular no momento em que ele visualiza as teclas referentes à sua senha no teclado. Por estarem no espectro da luz infravermelha, os raios utilizados na captação são invisíveis a olho nu.
"Enquanto é simples olhar por cima do ombro de alguém para saber que teclas a pessoa está digitando, é mais difícil dizer exatamente para onde ela está olhando na tela", comparou Manu Kumar, um dos desenvolvedores do sistema, na Universidade de Stanford, na Califórnia, em entrevista à revista New Scientist.
De acordo com os pesquisadores de Stanford, a idéia é justamente evitar os crimes cometidos a partir da olhadela das teclas digitadas pelos clientes em ATMs, por criminosos que ficam estrategicamente posicionados nas filas dos caixas eletrônicos.
Segundo reportagem divulgada pelo site Inventor Spot, nos testes o sistema atingiu 97% de acerto, margem similar à do uso de um teclado. O único porém é que o EyePassword ainda é bem mais lento: enquanto o usuário leva em média 10 segundos para entrar sua senha com a visão, a entrada manual não leva mais de 2,5 segundos.
O artigo original dos criadores do sistema pode ser lido, em inglês e em formato PDF, no link tinyurl.com/2htqgk. Nele pode-se ver ilustrações dos layouts propostos para os teclados que aparecem na tela, que não necessariamente precisam seguir o padrão QWERTY. É possível também ver um exemplo do padrão de percorrimento do olhar de um usuário digitando ocularmente a palavra "senha" em inglês (password).
Os pesquisadores acreditam que poderão fortalecer ainda mais a segurança do sistema extraindo uns poucos itens adicionais de entropia, a partir da análise do percurso da mirada de um dado usuário ao informar sua senha.
Assume-se que um certo usuário seguirá sempre um padrão mais ou menos parecido, com pontos de parada e tempos de leitura bem definidos, com relação ao estacionamento momentâneo do olhar em certas coordenadas de tela. Com base nisso, um ladrão de senhas poderia ser desmascarado pelo software, pois além de roubar a senha de alguém, o criminoso também teria que "digitá-la" ocularmente numa padrão parecido com o da vítima, o que é virtualmente impossível. Técnica semelhante já foi usada com sucesso para aumentar a entropia de senhas digitadas em teclados convencionais.
|
O Futuro das Transmissões em Banda Larga |
|
Não faz muito, internautas se moviam a velocidades que hoje são consideradas risíveis. O aumento do consumo de largura de banda foi meteórico e atualmente é possível inclusive ver televisão via Internet com qualidade mais do que aceitável. No entanto, para seguir avançando e oferecer novos serviços, são necessários novos métodos de comunicação que ofereçam maior largura de banda para qualquer dispositivo, ainda que portátil. Confira algumas das tecnologias que serão utilizadas no futuro para transferir informação digital a toda velocidade.
VDSL2: Ao falar de banda larga, deve-se lembrar o ADSL. A banda larga através do cabo de cobre utiliza a infra-estrutura que já conecta os edifícios às centrais das empresas de telefonia. Entretanto, o par de cobre trançado tem limitações físicas de largura de banda, limitações essas que vão se aproximando a cada evolução dos protocolos de conexão.
Do ADSL, com limitações de 8 Mbit/s, passou-se ao ADSL2 e ao ADSL2+, que subiram a taxa de transferência máxima a 24MBit/s. O passo lógico seguinte é o VDSL2, que permitirá, teoricamente, chegar a 250 MBit/s, ainda que a largura de banda real vá depender da distância da central. Assim, a 0,5 Km a velocidade será de 100 Mbits/s, e a 1 Km será reduzida a 50 MBit/s. A partir desta distância, a diminuição de velocidade é menos brusca, chegando a níveis parecidos às do ADSL2+ a 1,6 Km.
BPLA "Broadband over Power Lines": ou Banda larga sobre Linhas Elétricas é uma aplicação de um conceito mais geral conhecido como PLC (Power Line Communications) e pensada especificamente para levar Internet às casas através do mesmo cabeamento que se utiliza para a corrente elétrica.
Para começar, a tecnologia tem problemas graves como interferência dentro da transmissão de entre diferentes trechos (alta, média tensão) que geravam uma instabilidade na conexão inaceitável para os usuários. Se a isto se soma a existência de outras tecnologias muito mais bem implantadas e baratas, vê-se que a BPL não teria muito futuro em lugares em que houvesse outras opções.
Considerando que muitos problemas provêm da passagem do sinal através dos transformadores que levam eletricidade às casas, se estuda um uso conjunto com tecnologias como o WiMax, levando a conexão através da rede elétrica até um repetidor WiMax, que se ocuparia de distribuir o último trecho até as casas através da conectividade sem fio.
Estratélites: Outra solução para zonas isoladas vem das alturas. Hoje em dia existem soluções de Internet através de conexões via satélite, mas consistem em uma antena receptora, requerindo uma conexão telefônica para enviar informação. Além disso, colocar um satélite em órbita é muito caro, e os tempos de trânsito do sinal são longos (para o que estamos acostumados nas conexões à Internet terrestres).
Assim, a solução vem na forma de dirigíveis: são os chamados "stratélites" (combinação de satélite com estratosférico). Estes dirigíveis são desenhados para flutuar a uma altura de uns 20 km por cima dos fenômenos atmosféricos que possam desestabilizá-lo ou deslocá-lo de sua posição.
A essa altura, o stratélite pode oferecer cobertura de Internet, rádio, televisão e telefonia para uma área com a extensão da França (VER), podendo manter-se em vôo por longos períodos de tempo graças a seus motores elétricos e suas placas solares.
Estes aparatos estão em fase de teste e certificação, e poderemos vê-los em serviço nos próximos anos.
WiMax: As tecnologias sem fio atuais que permitem conexão à Internet, Wi-Fi e UMTS/HSDPA, cumprem à perfeição sua incumbência, mas têm uma limitação fundamental: o alcance. Para obter conexão de qualidade suficiente como para dispor de toda largura de banda disponível, devemos estar bastante próximos do repetidor, assim sua funcionalidade se vê significativamente reduzida.
A solução parece estar nas mãos de um novo padrão conhecido como WiMax, que toma o melhor de cada tecnologia e permite conexões à distância de até 50 Km e a velocidades que podem chegar aos 75 MBit/s. E se não é uma velocidade muito alta para dividir entre um grande número de usuários (como em uma cidade), parece adequada para núcleos pouco povoados ou zonas nas quais a implantação das redes 3G não seja rentável.
FTTH "Fiber To The Home", ou Fibra Óptica até a Casa, é uma nova aposta e consiste, como o nome indica, em fazer uma instalação de fibra óptica desde os nós de distribuição até as casas, quer seja mediante conexões ponto a ponto ou com cabeamento compartilhado por mais de um usuário.
A vantagem principal deste sistema é a velocidade, já que graças à fibra óptica se podem conseguir taxas de trasnferências superiores aos 600 Mbit/s. Seguramente se venderão conexões de 100 MBit/s simétricas (100 Mbit/s upload e 100 MBit/s de download).
|
Dicas de Fotografia Fácil ! |
|
Tirar fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. A habilidade em fotografar vai muito além de um simples apertar de um botão. Veja a seguir algumas dicas básicas para melhorar suas fotos.
1) Enquadramento
Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.
Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.
2) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.
Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.
Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.
3) Flash necessário Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
4) Cuidado com o fundo
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.
5) Retratos
Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.
6) Olhe nos olhos
Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.
7) Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.
8) Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.
É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparentes. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.
9) Cor A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.
A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.
10) Experimente
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.
|
Microsoft lança duas correções importantes para Vista |
|
Atualizações resolvem problemas chave do sistema e devem ser parte principal de SP1.Usuários do novo sistema operacional da Microsoft, Windows Vista, já podem baixar duas atualizações importantes recém-lançadas.
O site
IT Pro noticia que a Microsoft colocou para download as correções chamadas de "Desempenho e Confiabilidade" e "Compatibilidade e Confiabilidade". Ambas resolvem problemas sérios do sistema, tais como baixa velocidade na transferência de arquivos e falhas no modo de hibernação.
O gerenciamento de memória e a compatibilidade com impressoras HP e câmeras digitais Canon também foi melhorado nas atualizações, lançada em versão beta há um mês. A instalação dos patches também resolve bugs com placas gráficas Nvidia utilizando a GPU G80, o que sana problemas com diversos jogos.
O desempenho na reprodução de mídias de nova geração (tanto Blu-ray quanto HD DVD) também foi melhorado, conforme noticiou o site
ExtremeTech.
As atualizações podem ser baixadas tanto nas versões 32-bits quanto 64-bits nos endereços
aqui e
aqui mediante verificação de legalidade da cópia do Windows, e serão integradas no próximo ciclo de atualizações mensais, além de serem partes chave do primeiro Service Pack para o Windows Vista.
Postado por Felipe Eugênio as 8/24/2007 10:35:00 AM
| 0 Comentários |
|
Google aposta em função "Sky View" no Google Earth |
|
O programa de imagens via satélite Google Earth incorporou uma nova função: ver estrelas e outros astros celestes. A nova versão do aplicativo permite agora, além de ver a terra de cima, ver o espaço através de fotografias, inclusive as do telescópio Hubble.
O software, disponível também em português,
mostra o desenho das constelações e é capaz de simular a lua e os planetas do sistema solar em movimento em relação à Terra. O Google Sky, como está sendo chamada a nova função, também tem extenso mapeamento de corpos celestes, com grande quantidade de dados enciclopédicos.
O Sky permitirá que os usuários flutuem em torno e se aproximem por zoom de mais de 100 milhões de estrelas individuais e 200 milhões de galáxias. Os usuários verão o céu tal qual visto da Terra.
O anúncio da nova função do Google Earth foi feito em um planetário em Hamburgo, na Alemanha. Estavam lá vários executivos do Google e astrônomos locais. "Nunca antes um guia de todo o firmamento esteve disponível de maneira tão ampla", disse a doutora Carol Christian, do Space Telescope Science Institute, que chefiou a equipe do Sky.
"Estamos entusiasmados por oferecer aos usuários imagens astronômicas ricas e conteúdo mais denso que permita às pessoas o aprendizado sobre o que estão vendo" afirmou Lior Ron, gerente de produto do Google, em comunicado. "Ao trabalhar com alguns dos mais conhecidos especialistas do setor, fomos capazes de transformar o Google Earth em um telescópio virtual", acrescentou.
Para utilizar o Google Sky, é necessário baixar a nova versão do Google Earth e clicar no botão "Alternar entre Céu e Terra", localizado na barra de tarefas.
|
Empresa lançará 29 títulos em Blu-Ray no Brasil |
|
A Twentieth Century Fox Home Entertainment anunciou o lançamento global agressivo do Blu-ray, com 29 títulos de filmes até o fim do ano de 2007. Dentre os filmes lançados estão Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado e Duro de Matar 4.0.
Dentre as estréias em Blu-Ray dos estúdios em todo o mundo, estão incluídos os modos de capacidade de tela em tela, aprimorada visualização e som surround com capacidade de mixagem e equiparação de imagem e de som, acesso direto aos recursos do filme com um dos quatro botões coloridos do remoto, além de jogos interativos de desafio e de trívia para vários participantes.
Os consumidores com Internet aproveitarão os recursos e os jogos interativos capacitados para web com títulos exclusivos e jogos com conteúdo baixáveis na Internet, com capacidade de conexão e interação com usuários de Blu-Ray em banda larga em todo o mundo.
Postado por Felipe Eugênio as 8/22/2007 02:06:00 PM
| 0 Comentários |
|
Destaque - MP3 Player Creative MuVo TX 256MB |
|
MuVo™ TX FM é um Mp3 ultra leve e pequeno, de grande performance e fácil de usar que deixa você curtir suas músicas e rádios preferidas. Feito especialmente para não interromper sua música durante a prática de exercício ou alguma atividade, o Mp3 Creative TX FM é um equipamento ideal para quem quer música com qualidade para suas aventuras, seja em uma corrida, ou na correria do dia-a-dia.
Música com qualidade, é isso que você irá escutar, com equalizador manual ou 4 modos pré-definidos (Jazz, Rock, Pop ou Classical) e mais os fones da Creative, são em torno de 4 Horas de música que te acompanha pra qualquer lugar. A princípio, 256MB não seria “tanto espaço assim”, mas calculando, músicas em média de 3MB, que já é de boa qualidade, caberiam 85 músicas. Na média de 3:00 minutos pra cada música, temos as 4 Horas de som, que já é mais do que três cds de música.
Além de música, o este Mp3 serve também como Pendrive, ou seja, tem a possibilidade de carregar seus arquivos, como apresentações, textos e fotos, facilitando bastante a nossa vida. Pra isso, o aparelho se comunica via USB 2.0 com computadores ou Notebooks, de uma forma extremamente rápida, você passa os arquivos e música pra dentro dele e leva para qualquer lugar e melhor, não precisa de cabo.
E como se não fosse o bastante, este player tem mais duas funções: Rádio e Gravador de voz.
Com um microfone embutido, é uma ótima opção para salvar conversas, reuniões, palestras e o que mais vir em sua cabeça quando precisar gravar algum som, pois assim como o som, o microfone também é de ótima qualidade, pois claro, é da Creative.
A função de rádio é também outro grande atrativo deste player, é a possibilidade de escutar rádios FM, e gravar suas estações preferidas, pois se está cansado de escutar suas músicas, basta apertar um botão e escutar uma rádio da sua preferência.
E pra acompanhar este baita tocador de Mp3, ainda vem na embalagem, os fones de ouvido, o manual do usuário em vários linguagens, incluindo o Português, Cd de instalação, uma pilha AAA (Pilha palito), e uma cinta para prender o Mp3 no braço, ideal para exercícios e atividades física, que com certeza, com música, ficará bem melhor.
Agora que já sabem de todos os benefícios, já deve estar se perguntando: "Quanto será que custa esse aparelhinho?". Aí que vem a melhor parte, numa promoção pra lá de especial, a Multimídia está ofereçendo este super tocador de MP3 por apenas R$59,90. Então, agora que já foi revelado o melhor benefício do aparelho, a ecônomia, basta passar em uma de nossa lojas ou comprar através do
nosso site.
Postado por Felipe Eugênio as 8/17/2007 11:20:00 AM
| 0 Comentários |
|
Mozilla divulga novidades do Firefox 3 |
|
A Fundação Mozilla divulgou detalhes dos recursos que devem estar presentes no Firefox 3.
Em seu blog, Alex Faaborg - um dos responsáveis pela interface do navegador - comentou alguns dos recursos que estão sendo implementados no Firefox 3. Entre eles estão o sistema de gerenciamento de bookmarks Places e o suporte ao padrão de microformatos.
O Places é um novo sistema para armazenamento e controle de bookmarks, histórico e outras informações sobre páginas. Um recurso interessante é a possibilidade de classificar os favoritos por meio de tags. O usuário também poderá criar pastas de bookmarks a partir de buscas (smart search).
O Firefox 3 suportará também o padrão de microformatos. Ele permite que informações de uma página web sejam interpretadas pelo navegador. O Firefox 3 poderá, por exemplo, reconhecer dados como endereço, número de telefone inseridos em uma página. Segundo Faaborg, uma das idéias que estão sendo trabalhadas é a possibilidade de mudar o ícone do cursor quando o mouse está sobre algum conteúdo descrito como microformato.
Postado por Felipe Eugênio as 8/15/2007 06:04:00 PM
| 0 Comentários |
|
Sun pretende lançar processador com oito núcleos |
|
A Sun Microsystems deve anunciar em alguns dias seu mais novo processador, o Niagara 2. A CPU possui oito núcleos capazes de rodar oito processos cada, num total de 64 tarefas simultâneas.
Segundo o site da Information Week o novo processador será a pedra fundamental de sua nova linha de produtos de alto desempenho, batizada de "Throughput Computing". Além de ter o dobro de núcleos que os processadores mais avançados da Intel e da AMD, o processador possui duas conexões de rede de alta velocidade (10 Gbit/s) embutidas, com recursos de criptografia.
Como os processadores da Sun não são usados em PCs ou Macs, mas apenas nos servidores CoolThreads da própria Sun, não são muito conhecidos. Entretanto, quando forem lançados serão, durante muito tempo, os processadores mais rápidos da face da Terra, ultrapassando os também pouco conhecidos do grande público Power 6, da IBM, que funcionam a 4 GHz.
De acordo com o site CNet News.com, o Niagara 2 possui a mesma quantidade de núcleos que seu antecessor, o Niagara. Entretanto, o antecessor podia processar apenas quatro tarefas por núcleo, num total de 32. Informações mais completas sobre o novo processador podem ser obtidas no
site oficial da Sun.
|
Novo padrão de IP será implementado até 2011 |
|
Um documento publicado esta semana pelos órgãos que administram a Internet propõe a adoção do IP versão 6 até o ano 2011. A versão atual do protocolo IP, a de número 4, possui diversos problemas de segurança e já está com a capacidade de endereçamento virtualmente esgotada.
Segundo o
The Inquirer, a IETF - Interner Engineering Task Force, órgão que decide os destinos tecnológicos da grande rede, publicou um Internet draft propondo um plano de migração do atual IPv4 para IPv6.
Se o draft, que é apenas um rascunho, for aprovado e se tornar um documento oficial, a migração deverá ocorrer em três etapas. A primeira, que começa imediatamente e termina no fim de 2008, seria um estágio preparatório no qual as empresas migrariam apenas computadores não essenciais. Na segunda etapa, que ocorreria em 2009 e 2010, seria obrigatório migrar os serviços essenciais ligados diretamente à Internet. Em primeiro de janeiro de 2011, todos os computadores - internos e externos - precisariam obrigatoriamente já estar funcionando em IPv6. O IPv4 estaria, portanto, descontinuado até 2011.
O protocolo IP é o padrão de endereçamento que permite a comunicação entre computadores pela Internet e nas redes dentro das empresas. Sua versão atual já é bastante antiga e possui problemas insolúveis. Além das questões de segurança, que periodicamente são descobertas, o IPv4 já esgotou sua capacidade de expansão. Cada computador ligado à Internet - seja um computador pessoal, seja um servidor que hospeda um site - precisa de um endereço único que o identifique na rede. Esse número é chamado endereço IP ou número IP (IP = internet protocol).
Quase não existem mais endereços IP para distribuir a novos internautas, o que quer dizer que a Internet estaria fadada a não crescer caso não se tomasse uma providência. O advento do IPv6 resolveria todos esses problemas.
Postado por Felipe Eugênio as 8/09/2007 10:51:00 AM
| 0 Comentários |
|
Terceiro maior fabricante de PCs venderá laptops com Linux |
|
O Lenovo Group Ltd., terceiro maior fabricante de computadores pessoais do mundo, informou nesta segunda-feira que começará a vender laptops com o software Linux, da Novell Inc., pré-instalado em vez do sistema operacional Windows, da Microsoft Corp.'s.
Os laptops começarão a ser vendidos no quarto trimestre deste ano e estarão disponíveis tanto para os clientes corporativos do Lenovo quanto para os consumidores comuns.
O Lenovo anunciou seus planos no início da LinuxWorld, conferência anual de informação tecnológica realizada esta semana em San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos.
O sistema operacional Linux é um dos programas de maior crescimento do tipo para servidores e outros computadores de negócios na última década. No ano passado, a Microsoft iniciou uma parceria com a Novell que incluía o desenvolvimento conjunto de softwares para servidores. A Microsoft também vende produtos Novell e as duas empresas concordaram em fornecer proteção de patentes para seus respectivos clientes.
Os fabricantes de computadores apresentam certa resistência em adotar o Linux, mas essa postura está começando a mudar. Em maio, a Dell Inc., segunda maior produtora mundial de PCs, começou a vender três modelos para consumidores norte-americanos com uma outra versão do Linux pré-instalada, chamada Ubuntu.
A companhia adotou o programa depois que seu CEO, Michael Dell, pediu aos consumidores que enviassem sugestões de novos produtos ao site da empresa e computadores com Linux foram os mais pedidos.
O fundador da Ubuntu, Mark Shuttleworth, que também administra a empresa privada Canonical Inc., que vende contratos de serviços para manter os softwares Ubuntu, disse numa entrevista mês passado que espera o crescimento do uso de Linux pela Dell. Ele também informou que está negociando com outros grandes produtores de PCs que desejam vender equipamentos com Ubuntu pré-instalado.
Fonte: Terra
|
Vírus Deletemusic apaga MP3 do computador |
|
Especialistas encontraram um novo vírus que se dissemina através de dispositivos de armazenamento USB e apaga os arquivos MP3 do computador da vítima. Batizado de W32.Deletemusic, a ameaça afeta os usuários de sistemas Windows e foi notificada por Orla Cox, gerente de operações de segurança da Symantec, conforme noticiado no site IT Pro.
O worm cria um arquivo Autorun.inf, responsável pela reprodução automática de uma mídia, assim que esta é inserida no computador e, como os antigos vírus de disquete, aposta na inserção da mídia problemática em várias outras máquinas para fazer novas vítimas.
Ao infectar um PC ele se copia para os drives e assim, se transmite a outros aparelhos que forem conectados posteriormente, segundo o The Register.
Orla Cox explicou que o vírus foi construído com ajuda de um toolkit e tem natureza muito básica, acrescentando que não há tentativa criminosa por trás da praga. Para ela, o vírus é fruto das "travessuras de um script kiddie", ou seja, de um cracker inexperiente e provavelmente jovem.
O prejuízo pode ser grande para usuários de sites de vendas de MP3, que podem perder um alto investimento com os estragos causados por um vírus assim, por mais rudimentar que este seja. "Recomendamos a todos os usuários de MP3 em PCs para continuarem cuidadosos quanto aos dispositivos de mídia removíveis que inserem em suas máquinas", recomendou a gerente.
Ainda que seja raro um malware que apague arquivos MP3, outras pragas semelhantes já fizeram história. Em 2002, o worm Klez-F possuía um calendário interno, que usava para sobrescrever diversos tipos de arquivos, entre eles MP3, em determinados dias do mês.
O worm Scrambler, por exemplo, fazia com que arquivos de música digital soassem como se fossem discos arranhados, e o Mylife-G sobrescrevia arquivos MP3 com as palavras "my lIfE".
Postado por Felipe Eugênio as 8/06/2007 03:06:00 PM
| 0 Comentários |