HSM Management Update nº 32 - Maio 2006
Quando Bob Lutz, subdiretor de desenvolvimento de produto da GeneralMotors, quer conseguir retorno rápido dos consumidores sobre o últimolançamento da empresa, estratégia ou sobre algo específico como aqualidade dos materiais no último modelo da Chevrolet, sabe para ondedirigir-se: ao blog corporativo
http://fastlane.gmblogs.com/.Lutz faz parte do reduzido, mas crescente, grupo de executivos que começou aexperimentar os blogs para conectar-se com os clientes e alcançar objetivos decomunicação e marketing corporativos. Já são mais de 60 os blogs criados por grandescorporações, sem contar os aproximadamente 2 mil escritos por funcionários da SunMicrosystems, que se incorporam a um só blog de grupo em
www.blogs.sun.com.
Além da General Motors e da Sun Microsystems, as empresas que fomentam o intercâmbio por meio de blogs são The Boeing Company, Google, Hewlett-Packard,IBM, Microsoft, Red Hat, Edelman, Stonyfield Farm e Yahoo!. Integram uma“blogosfera” em permanente expansão que, no final de 2004, tinha 32 milhões deleitores, segundo dados da Pew Internet & American Life Project.
Lutz, entre outros executivos, reconhece que os blogs são um meio muito eficaz e de baixo custo para: Influenciar o que se diz publicamente sobre a empresa: os blogs tornam mais fácil para os jornalistas encontrar informações recentes e precisas sobre novos produtos ou empreendimentos. E, quando surgem crises, um blog permite que os executivos tenham voz em um diálogo aberto sobre o ocorrido.
Aumentar a visibilidade da marca e a credibilidade da empresa. Eles possibilitam que a empresa apareça nos lugares mais altos do ranking dos mecanismos de busca e ajudam a criar um lugar reconhecido em seu setor ou área de especialidade; e a“humanizá-la”, ao dar uma voz mais pessoal às discussões on-line. Incentivar os relacionamentos “íntimos” com os clientes: os blogs contribuem para que os executivos “falem” diretamente com os consumidores, que podem respondercom sugestões ou reclamações. Já se contabilizam mais de 60 “blogs” (páginas da internet dedicadas ao intercâmbio de informações) criados pelas grandescorporações para conectar-se com seus clientes. Entre as empresaspioneiras estão Boeing, Google, Hewlett-Packard, IBM, Microsoft,Red Hat, Edelman, Stonyfield Farm, General Motors, SunMicrosystems e Yahoo!
Mandamentos dos blogs corporativos
Os blogs corporativos estão se desenvolvendo rapidamente. Mesmo assim, ainda estão em fase de experiência, e os analistas e usuários concordam que, embora os benefícios sejam muitos, a empresa deve cumprir as seguintes condições:
Ter foco e objetivos claros. “É preciso fixar os objetivos com muito cuidado, porque as pessoas esperam que se discutam todos os temas relacionados com aempresa. O blog deverá concentrar-se em um só aspecto, que deve ser apresentado e explicado”, afirma Michael Wiley, diretor de novas mídias da General Motors. Por suavez, Robert Cox, consultor de blogs de Nova York, sustenta que é fundamental que as empresas identifiquem os objetivos corporativos de marketing e acrescenta: “A organização deve perguntar-se: 'Quero impressionar meus funcionários com o blog ou é uma ferramenta a serviço do produto?'. É preciso determinar o que se quer obter”. O produtor de alimentos orgânicos Stonyfield Farm, por exemplo, lançou quatro blogs dirigidos a segmentos de mercado específicos. Transmitir uma mensagem autêntica. “Não permita que o departamento de relações públicas escreva o blog corporativo. Os usuários perceberão e ele perderá acredibilidade”, explica Weil. Como bom exemplo ele cita o caso de Lutz, que tem estilo de escrever sincero e ameno e cujo blog evita o jargão corporativo.
Estar aberta aos comentários. Permita que os usuários escrevam comentários positivos e negativos e respondam às opiniões de outros blogs que são pertinentes a sua área de interesse. Se não quiser escutar o que os clientes ou os críticos pensam em um ambiente público, não escreva blogs.
Atualizar o blog com freqüência. Isto é, pelo menos uma vez por semana.
Este artigo é de Katherine Heires, colaboradora da Harvard Management Update.
(Fonte HSM Management)