Espaço Multimídia para falar sobre inovações tecnológicas, negócios e a interatividade das pessoas com isso. Você vai ver que a tecnologia é simples e está aí para facilitar a vida.

     
20 maio 2006  

Mandamentos dos blogs corporativos

 

HSM Management Update nº 32 - Maio 2006


Quando Bob Lutz, subdiretor de desenvolvimento de produto da GeneralMotors, quer conseguir retorno rápido dos consumidores sobre o últimolançamento da empresa, estratégia ou sobre algo específico como aqualidade dos materiais no último modelo da Chevrolet, sabe para ondedirigir-se: ao blog corporativo http://fastlane.gmblogs.com/.Lutz faz parte do reduzido, mas crescente, grupo de executivos que começou aexperimentar os blogs para conectar-se com os clientes e alcançar objetivos decomunicação e marketing corporativos. Já são mais de 60 os blogs criados por grandescorporações, sem contar os aproximadamente 2 mil escritos por funcionários da SunMicrosystems, que se incorporam a um só blog de grupo em www.blogs.sun.com.

Além da General Motors e da Sun Microsystems, as empresas que fomentam o intercâmbio por meio de blogs são The Boeing Company, Google, Hewlett-Packard,IBM, Microsoft, Red Hat, Edelman, Stonyfield Farm e Yahoo!. Integram uma“blogosfera” em permanente expansão que, no final de 2004, tinha 32 milhões deleitores, segundo dados da Pew Internet & American Life Project.

Lutz, entre outros executivos, reconhece que os blogs são um meio muito eficaz e de baixo custo para: Influenciar o que se diz publicamente sobre a empresa: os blogs tornam mais fácil para os jornalistas encontrar informações recentes e precisas sobre novos produtos ou empreendimentos. E, quando surgem crises, um blog permite que os executivos tenham voz em um diálogo aberto sobre o ocorrido.

Aumentar a visibilidade da marca e a credibilidade da empresa. Eles possibilitam que a empresa apareça nos lugares mais altos do ranking dos mecanismos de busca e ajudam a criar um lugar reconhecido em seu setor ou área de especialidade; e a“humanizá-la”, ao dar uma voz mais pessoal às discussões on-line. Incentivar os relacionamentos “íntimos” com os clientes: os blogs contribuem para que os executivos “falem” diretamente com os consumidores, que podem respondercom sugestões ou reclamações. Já se contabilizam mais de 60 “blogs” (páginas da internet dedicadas ao intercâmbio de informações) criados pelas grandescorporações para conectar-se com seus clientes. Entre as empresaspioneiras estão Boeing, Google, Hewlett-Packard, IBM, Microsoft,Red Hat, Edelman, Stonyfield Farm, General Motors, SunMicrosystems e Yahoo!

Mandamentos dos blogs corporativos


Os blogs corporativos estão se desenvolvendo rapidamente. Mesmo assim, ainda estão em fase de experiência, e os analistas e usuários concordam que, embora os benefícios sejam muitos, a empresa deve cumprir as seguintes condições:


Ter foco e objetivos claros. “É preciso fixar os objetivos com muito cuidado, porque as pessoas esperam que se discutam todos os temas relacionados com aempresa. O blog deverá concentrar-se em um só aspecto, que deve ser apresentado e explicado”, afirma Michael Wiley, diretor de novas mídias da General Motors. Por suavez, Robert Cox, consultor de blogs de Nova York, sustenta que é fundamental que as empresas identifiquem os objetivos corporativos de marketing e acrescenta: “A organização deve perguntar-se: 'Quero impressionar meus funcionários com o blog ou é uma ferramenta a serviço do produto?'. É preciso determinar o que se quer obter”. O produtor de alimentos orgânicos Stonyfield Farm, por exemplo, lançou quatro blogs dirigidos a segmentos de mercado específicos. Transmitir uma mensagem autêntica. “Não permita que o departamento de relações públicas escreva o blog corporativo. Os usuários perceberão e ele perderá acredibilidade”, explica Weil. Como bom exemplo ele cita o caso de Lutz, que tem estilo de escrever sincero e ameno e cujo blog evita o jargão corporativo.

Estar aberta aos comentários. Permita que os usuários escrevam comentários positivos e negativos e respondam às opiniões de outros blogs que são pertinentes a sua área de interesse. Se não quiser escutar o que os clientes ou os críticos pensam em um ambiente público, não escreva blogs.

Atualizar o blog com freqüência. Isto é, pelo menos uma vez por semana.

Este artigo é de Katherine Heires, colaboradora da Harvard Management Update.

(Fonte HSM Management)

Postado por Artigos legais as 5/20/2006 02:54:00 PM

     
1 Comentários:  

Blogger Mágico Richard: Disse...  

Gostei muito do blog, muito bom mesmo, parabéns, deixo aqui o meu link. mágico Richard – mágico, para eventos, mágico para festas, mágico para feiras, mágico para convenções – mágico-mágicos

sex nov 21, 12:23:00 AM 2008  

Postar um comentário

     
Links para esse post  

Criar um link

<< Voltar Multi BLOG

     
Aprendizado  

Cursos gratuitos

Microsoft Word
Microsoft Excel
Microsoft Outlook
Microsoft PowerPoint
Microsoft Access
Microsoft FrontPage
Microsoft OneNote
Sebrae - Cursos on-line
Diversos cursos de TI

Apostilas

Sebrae - Saiba mais
Microsoft Excel
Diversos

Ví­deos

MS Office
Fotografia Digital
Cuidados com notebook


   

Leia sobre

Hardware

Clube do hardware
Laércio Vasconcelos
Toms Hardware
HP
Intel
AMD
Leadership

Software

Baboo
Meiobit
Imasters
COMO FAÇO?
Truques e Dicas
Microsoft
Symantec
KB Microsoft

Inovação e
Negócios

Trocar Links
BlogBlogs.Com.Br
Bizrevolution
Sebrae
Portal da Administração
40 graus colunas
APL's
Baguete


   

Destaques

Carregador USB
Multilaser

Carregador USB Multilaser com 2 Pilhas


Mais informações

Monitor LCD 19"
Samsung 932BPlus

Monitor LCD 19 Samsung 932B Plus


Mais informações

Impressora HP
Deskjet D7160

Impressora Deskjet D7160


Mais informações

Impressora Canon
IP-1800

Impressora Canon IP-1800


Mais informações

Videogame Interativo
Multilaser Multigame

Videogame Multigame


Mais informações

Sony Cybershot
DSC-T20

CAMERA DIGITAL SONY CYBERSHOT DSC-T20


Mais informações

MP3 Creative
MuVo TX
256MB

MP3 Creative MuVo TX


Mais informações


     
Apresentação  
   


Esse blog será utilizado como uma ferramenta de comunicação direta com os nossos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade em geral. Acompanhe ele diariamente ou faça o seu cadastro para se manter informado sobre os principais acontecimentos do mercado de tecnologia, ter acesso a treinamentos, dicas e trocar conhecimentos e experiências com a gente.

   
Cadastre-se
   
   
Contato
Sugestões
Criticas
Duvidas

Todos os contatos serão respondidos e os melhores serão publicados no blog.

   

Post recentes

Orkut é prova para demissão por justa causa
Duas dicas para assistir a copa
Samsung lançará HD híbrido em janeiro de 2007
PCs velhos deprimem trabalhadores, aponta pesquisa...
Lei deve ser adaptada à TV digital
Prepare-se para a Era da Nota Fiscal Eletrônica!
Google Notebook
Rússia quer tecnologia bancária brasileira
Trojans e spywares são mais de 65% das ameaças
Recupere fotos digitais perdidas
   

Arquivos

Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008


MULTI E-NEWS

Notebook Pcchips-25/03/06
Acessorios Notebook-01/03/06
Multi E-NEWS #1 - 05/06/07
Multi E-NEWS #2 - 13/06/07


   
Wallpapers
   


Creative Commons License



 View My Public Stats on MyBlogLog.com








Desing by