Eu sempre falo que “tecnologia por tecnologia é perda de tempo e dinheiro” e já estou a um bom tempo me organizando para escrever alguma coisa sobre isso, entretanto, o tempo anda curto e a preguiça grande.
Navegando por ai achei o texto abaixo no site da
Microsoft que fala de forma clara, mais ou menos, o que quero falar quando digo: “tecnologia por tecnologia é perda de tempo e dinheiro”, mas mesmo assim não fala tudo.
Bem, quando as coisas ficarem mais tranqüilas e menos preguiçosas escreverei algo até lá dêem uma olhada nisto, pois vale a pena:
Vantagens
Se alguns mitos foram quebrados, chegou a hora de saber: quais as vantagens de investir os meus poucos recursos em tecnologia? Será que vale mesmo a pena? Argumentos favoráveis não faltam.
Redução de custos: a informatização é hoje o meio mais eficiente para reduzir custos. A revolução do computador, que se iniciou na década de 40, permitiu que atividades realizadas manualmente fossem automatizadas. Com isso, trabalhos que demoravam dias passaram a ser feitos em horas, o que economiza tempo e dinheiro.
Produtividade: faça uma conta simples. Pegue um processo manual qualquer da sua empresa e divida o salário de quem o realiza pelo tempo que ele demora para fazê-lo. De maneira bem simples, você chegará ao custo de determinada tarefa para sua empresa. Ao automatizar processos manuais, sua companhia vai gastar menos tempo em certas atividades, o que quer dizer que a produtividade aumentou. E isso, atualmente, faz a diferença perante seu concorrente.
Atendimento ao cliente: cliente satisfeito volta sempre. Sim, é um jargão. Mas sempre é bom lembrá-lo. A tecnologia, se bem aplicada, ajuda sua empresa a atender bem o freguês. Desde sistemas complexos de atendimento ao cliente, conhecidos pela sigla de CRM, até coisas simples, como um identificador de chamada, que permite a uma pizzaria, por exemplo, reconhecer quem liga e oferecer um atendimento personalizado, são ferramentas que melhoram o atendimento ao cliente.
Integração: sem tecnologia, muitas vezes você pode não vender para um grande cliente potencial, que está levando seu processo de compra para portais B2B (que fazem transações eletrônicas entre empresas) ou por meio de sistemas de compras eletrônicas. Sua empresa, com certeza, não quer perder a oportunidade de vender para um grande cliente.
Internet: a tecnologia baseada na Web é hoje uma ferramenta essencial para a comunicação com parceiros de negócios e clientes. Ela também conjuga todas as vantagens citadas anteriormente. É fundamental para reduzir custos, ajuda a atender melhor o cliente e integra os negócios de forma rápida e barata. Vender pela internet também não é coisa exclusiva de gente grande, pequenas e médias empresas podem explorar o potencial da Web, transformando o mundo no seu quintal.
Os empresários que se renderam aos encantos da tecnologia estão plenamente satisfeitos e já extraem valor (retorno do investimento) das ferramentas adquiridas. Entre as micro e pequenas empresas com microcomputadores, 93% estão satisfeitas com o uso atual desses equipamentos, segundo o Sebrae. A insatisfação das demais 7% se dá por duas razões: software e hardware desatualizados e a presença de menos equipamentos que o necessário. A internet já é utilizada por 54% das micro e pequenas empresas. Esta proporção é superior à das informatizadas (47%) e pode ser explicada pelo fato de que o acesso à Web pode ser obtido fora da empresa, em lugares como: domicílio do empresário ou de parentes e amigos, cybercafés, lojas de acesso à internet e outras maneiras. Os dados mostram que a falta de microcomputador não impede o acesso à internet e os benefícios que esta pode proporcionar.
Postado por Artigos legais as 7/12/2006 04:06:00 PM