A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) divulgou estudo realizado com compradores de equipamentos do projeto "Computador Para Todos" do Governo Federal. O levantamento, conduzido pelo instituto de pesquisa Ipsos, conclui que 73% dos usuários desinstalaram o sistema operacional de código aberto, pré-instalado nos computadores do programa federal, substituindo-o por outro, de código proprietário. Segundo os entrevistados, a mudança ocorreu, em média, 31 dias após a compra do equipamento.
Segundo o levantamento 47% dos usuários afirmaram que a troca de sistema foi realizada sem nenhum tipo de pagamento - por intermédio de amigos, parentes ou técnicos - enquanto 26% confirmaram um pagamento adicional médio de R$ 137 pela compra e instalação do novo sistema operacional, uma forte evidência de utilização de cópias ilegais.
De acordo com o presidente da entidade, Jorge Sukarie, o governo federal deveria rever a exigência da venda de computador com um único tipo de sistema operacional. "A pesquisa constata, de forma plena, que o sistema operacional que vem pré-instalado no equipamento é substituído após a compra. O governo federal deveria permitir que o usuário tivesse oportunidade de escolher o sistema operacional que equipa o 'Computador para Todos', mesmo que isto implique valores diferentes no preço final do computador".
Outra constatação do levantamento é que o programa "Computador para Todos" tem atingido seu objetivo de aumentar a venda de computadores entre a população menos favorecida, por meio da redução de preço e facilidade de pagamento. Os dados mostram que quase 70% dos entrevistados se enquadravam nas classes C e D e 86% adquiriram seu primeiro computador. Foram 265 mil unidades vendidas no primeiro semestre de 2006
Realizada com base em uma listagem de quatro mil compradores, a pesquisa baseou-se em 502 entrevistas telefônicas, com duração média de 25 minutos. Os questionários estruturados ouviram dois públicos, os responsáveis pela compra e os principais usuários do computador. O estudo foi conduzido em junho de 2006.
Postado por Felipe Eugênio as 11/22/2006 11:22:00 AM