As novas ferramentas permitirão ao internauta consultar sua lista de amigos ao fazer buscas na Web.
A
Businessweek anuncia o próximo passo na série de mudanças previstas no MSN Search - a busca social - uma forma de tornar pesquisas na web mais relevantes incorporando as preferências de outros internautas relacionados ao usuário.
A Microsoft revelará nos próximos meses uma ferramenta que permitirá a usuários inquirir grupos sociais em vez de usar listas de resultados geradas por um motor de busca genérico. Uma pesquisa da Microsoft mostra que as máquinas de busca atuais não podem responder a contento metade das consultas feitas. A empresa espera que as novas ferramentas revertam a queda na participação de mercado do MSN Search.
A MS pretende comprar ou fazer uma parceria com a startup Eurekster.com, cujo mecanismo atualmente combina busca genérica através de uma parceria com o Yahoo, por intermédio de informações coletadas de redes sociais como o Friendster.com. Uma usuária do site procurando por "cuidados de pele", por exemplo, pode conseguir resultados incluindo opiniões e preferências de um grupo pré-definido de internautas, como amigas, vizinhas ou por exemplo, mulheres grávidas.
O Eurekster tem oito patentes, duas já existentes e seis em aprovação, cobrindo desde a forma com que um mecanismo de busca pode aprender com o comportamento do usuário, até de que jeito ele pode utilizar a colaboração entre usuários para direcionar resultados de busca. "Se nossa tecnologia estivesse nas mãos de uma grande companhia, seria uma vantagem competitiva" afirma o CEO da Eurekster, Steven Marder, certamente indócil para que lhe seja logo comprada a firma por considerável quantia.
Os sites de relacionamento ocupam uma fatia cada vez maior do tráfego na web e as empresas de busca precisam se adaptar à nova realidade. Por enquanto o Yahoo lidera a mudança de foco. A empresa lançou um beta em dezembro do serviço Yahoo Answers, que permite ao usuário fazer perguntas a outros usuários que também estejam pesquisando.
O Yahoo também experimenta o Yahoo My Web Beta, que permite aos usuários procurar entre os links de seus amigos. É um serviço semelhante ao Google Base Beta, um lugar onde os usuários podem postar seu próprio conteúdo e procurar pelos arquivos de outros usuários.
O grande diferencial da Microsoft são os mais de 205 milhões de usuários do MSN e mais de 230 milhões de usuários ativos do Hotmail. A Google tem uma grande quantidade de informações sobre as preferências de busca dos usuários, mas o volume de dados nos círculos sociais dos usuários da Microsoft pode ser o pulo do gato e a tecnologia do Eurekster pode ajudar a mudar o cenário.