O que diabos é RSS?
E por que eu deveria me importar?
Boas perguntas. Primeiro, é por causa disso que você deve se importar:
Ao contrário de receber atualizações de algum site por mala-direta ou e-mail, esses tais RSS feeds te dão controle absoluto da situação.
Você não precisa dar seu endereço de e-mail para ninguém. Se quiser parar de receber o conteúdo do site, você não precisa implorar para ser retirado da “lista de contato”.
Um clique e pronto… a sua inscrição é cancelada.
Mais, já que nenhum endereço eletrônico está envolvido, não há como o dono do site vender ou distribuir seus contatos para essas empresas de SPAM. Eles nunca poderão te alcançar.
É isso mesmo… acabaram-se os spams, vírus, ou roubo de senhas. E o melhor de tudo: não há razão para você depender das boas vontades e intenções do responsável pelo site.
Você não precisa procurar nem se preocupar com as “políticas de uso” do site (se ele tiver alguma) nem se preocupar em acabar com sua caixa de entrada amarrotada de mensagens não solicitadas. Nem precisa ficar criando contas falsas para poder acompanhar seus sites prediletos com privacidade e segurança.
Reitero, se você mudar de opinião e não quiser receber mais algum conteúdo você o fará desaparecer mais rápido do que muda o canal da sua TV. E com apenas um click.
Bem legal, né?
Tudo bem, legalzinho! Umm… e o que diabos, afinal, é o tal RSS?
OK! Agora podemos entrar nessa parte
RSS é simplesmente uma tecnologia padrão da Internet que permite às pessoas muito ocupadas receber atualizações dos sites de seu interesse.
Você já deve ter entendido as linhas gerais. Basicamente, essa é a essência de um feed RSS - você assina e então recebe os novos textos, fotos, etc no seu leitor de Rss feed
Se você realmente quiser saber como o RSS funciona,
clique aqui.
Poxa, e agora, que diabos é um leitor de RSS?
Você já pode estar usando algum leitor de RSS e ainda nem ter se tocado disso. Se você usa serviços personalizados como My Yahoo ou My MSN, você já tem um leitor de RSS lá dentro, atrás dos panos. É dessa forma que as notícias, a informação do tempo e as frases engraçadinhas aparecem na sua página pessoal. E você também pode adicionar o conteúdo de qualquer blog ou site que oferece as atualizações por RSS.
Outros sites oferecem serviços dedicados apenas à leitura de RSS. Um dos mais populares sites que lê e agrega (junta) RSS é o
Bloglines - e também é de graça e muito fácil de mexer. PAra quem usa Gmail, basta entrar em
Google Reader.Se você navega com o
Firefox browser, você também pode receber os RSS na sua barra de feramentas usando a função Live Bookmarks. A próxima versão do Internet Explorer (disponível
aqui - IE7) também possui essa facilidade.
Finalmente, também há programas para ler o RSS. Eles funcionam como um leitor de e-mail para feeds. Dois deles para Windows:
Newsgator e
Feed Demon.
Pode até soar muito complicado, mas na realidade não é. E tudo ainda ficará mais simples quando a nova versão do Outlook já vier com a capacidade de ler RSS feeds. Então, você terá as mesmas facilidades que as news letters e atualizações por e-mail ofereceram até agora, sem as terríveis conseqüências de seu e-mail parar nas mãos de pessoas inescrupulosas.
Que legal. Então como eu inscrevo um feed no tal leitor de RSS?
Antes de tudo, procure no site as opções de feeds para assinar (alguns blogueiros tornam essa tarefa extremamente difícil por razões que eu não entendo). As vezes é um link de texto, noutras com imagens, bem parecido com o que eu tenho aí do lado, na barra lateral.
Se o site que você inscrever usa o
FeedBurner para ajudar nesse processo (como o meu, por exemplo, e muitos outros sites bons), é muito provável que o link do RSS leve a uma página que te dará a opção de vários leitores. Então, você seleciona o seu. Os links de RSS normalmente aparecem ao lado (ou é) desse ícone:
Finalmente, você também pode ver alguns links em cor laranja nos quais está escrito XML ou RSS. Normalmente, eles o levarão a uma pagina cheia de códigos estranhos. Nesses casos, basta que você simplesmente copie o endereço exibido no navegador e cole-o dentro do campo apropriado dentro do seu leitor RSS.
Esperamos que esse método primitivo desapareça logo logo para nunca mais voltar.
Resumindo: RSS resolve grandes problemas.
Você está certíssimo… RSS é um fenômeno na Internet porque é uma bom para todo mundo.
Os benefícios para os leitores são óbvios. E é muito bom para os sites também, porque queremos ter a certeza de que o nosso leitor se sente confortável com a ferramenta, e que nossos textos não se percam na lixeira dos e-mail, junto com os spams.
Se alguma coisa na explicação está confusa, ou você ainda tem dúvidas, entre em contato que ficarei feliz em ajudar!
Obrigado ao
Copyblogger por ter bolado esse tutorial, e ao
Breves Notas por tê-lo traduzido.