Espaço Multimídia para falar sobre inovações tecnológicas, negócios e a interatividade das pessoas com isso. Você vai ver que a tecnologia é simples e está aí para facilitar a vida.

     
12 dezembro 2006  

Conheça os cinco principais acontecimentos em 2006 no mercado mundial de PCs

 

Fusões, processos e demissões em massa e alguns grandes produtos lançados . Esse é o resumo da indústria de Computadores e chips que, em 2006, se movimentou bastante e mudou bastantes coisas. Abaixo, de uma maneira cronológica, estão os eventos mais representativos nesse último ano.

Apple lança Macs com chips Intel
A Apple vendeu, em janeiro, seu primeiro Mac PCs que rodam em chips da Intel ao invés de ter produtos da IBM ou da Motorola. A realização dessa mudança cumpre a promessa da empresa de Steve Jobs realizada em junho de 2005. Primeiro, a Apple colocou no iMac e no MacBook Pro de 15 polegadas o chip Core Duo da Intel, retirando o PowerPC e G4 chips. Depois, foi a vez do Mac mini e do MacBook de 13 polegadas. O movimento permitiu, também, à Apple expandir também seu próprio sistema operacional. Em abril passado, a empresa lançou seu Boot Camp software que, na prática, permite que Macs com Intel rodem o sistema operacional Apple OS X ou o Windows XP.

AMD anuncia a compra da ATI
Tudo começou em julho. A Advanced Micro Devices divulgou seu plano de adquirir a fornecedora canadense de chips gráficos ATI por 5,4 bilhões de dólares. A integração de seus processadores com os chipsets da ATI permitiria a AMD vender plataformas de tecnologias integradas, mais competitivas com as soluções da Intel como Centrino, Viiv ou a VPro. Isso, contudo, ainda não se tornou realidade.

Outro efeito destacado da fusão está em deixar a Nvidia como o único fabricante independente de dispositivos gráficos no mercado. Já em novembro, a Nvidia afirmou que também está se expandindo, pagando 357 milhões de dólares para a PortalPlayer, fabricante de semicondutores para digital music players.

Intel demite milhares
Em setembro, Intel demite 10,5 mil funcionários - cerca de 10% da sua força de trabalho – conforme seu Chief Executive Officer Paul Otellini conduz a prometida reorganização da instituição. Além disso, a movimentação incluiu a venda das unidades de negócios de media e de signaling, a dispensa de mil executivos, e a venda da sua divisão de chips para smartphone XScale.
O processo teve efeitos também no Brasil. Otellini culpa o crescimento lento do mercado de PC como um todo, ao revelar a expectativa de fechar 2006 com receita de 9,3 bilhões, queda sensível perante aos 12,1 bilhões registrados em 2005. Analistas afirmam que a gigante também perdeu receita ao cortar os preços dos seus chips para diminuir o ritmo de ganho em market share da rival AMD.

HP supera a Dell
Numa mudança histórica, a HP tirou a Dell da liderança do mercado de PCs em outubro. A alteração acontece num momento delicado para a Dell: a empresa passou por uma série de atrasos na divulgação de lucros, além de ter tidos altas menores do que a esperada, e está sofrendo uma investigação da Comissão de Títulos e Câmbio americana (SEC). Não que o momento na HP esteja tranqüilo, já que a empresa sofre com os problemas oriundos do escândalo de espionagem no conselho executivo da empresa, que levou a uma investigação criminal, e da demissão da Chief Executive Patricia Dunn.

Entretanto, a Dell não foi capaz de parar a perda de market share mesmo com o tão comentado final da aliança com a Intel e o início da venda de PCs com chips da AMD. O Chief Executive da Dell, Kevin Rollins, conta que a companhia também foi atingida pela política de redução de preços em busca de aumentar sua presença de mercado. O executivo, contudo, promete investir 100 milhões de dólares na contratação de mais funcionários para o departamento de vendas e de call-center.

Intel lança processadores quad-core
A Intel divulgou os primeiros processadores quad-core para desktops e servidores mainstream, mantendo seus esforços para se recuperar da perda de vendas para a AMD. Os novos chips incluem o Core 2 Extreme QX6700 para games e Xeon 5300 para servidores. Eles chegam apenas alguns messes depois da gigante divulgar sua nova família de chips dual-core, entre eles o "Conroe" Core 2 Duo para desktops e "Woodcrest" Xeon 5100 para servidores. A corrida, contudo, está longe do final. A AMD dá ênfase na sua vantagem em poder de processamento e promete lançar seu próprio processador quad-core no segundo quarto de 2007, o "Barcelona" quad-core Opteron 8000 para servidores.

Postado por Felipe Eugênio as 12/12/2006 01:35:00 PM

     
0 Comentários:  

Postar um comentário

<< Voltar Multi BLOG

     
Aprendizado  

Cursos gratuitos

Microsoft Word
Microsoft Excel
Microsoft Outlook
Microsoft PowerPoint
Microsoft Access
Microsoft FrontPage
Microsoft OneNote
Sebrae - Cursos on-line
Diversos cursos de TI

Apostilas

Sebrae - Saiba mais
Microsoft Excel
Diversos

Ví­deos

MS Office
Fotografia Digital
Cuidados com notebook


   

Leia sobre

Hardware

Clube do hardware
Laércio Vasconcelos
Toms Hardware
HP
Intel
AMD
Leadership

Software

Baboo
Meiobit
Imasters
COMO FAÇO?
Truques e Dicas
Microsoft
Symantec
KB Microsoft

Inovação e
Negócios

Trocar Links
BlogBlogs.Com.Br
Bizrevolution
Sebrae
Portal da Administração
40 graus colunas
APL's
Baguete


   

Destaques

Carregador USB
Multilaser

Carregador USB Multilaser com 2 Pilhas


Mais informações

Monitor LCD 19"
Samsung 932BPlus

Monitor LCD 19 Samsung 932B Plus


Mais informações

Impressora HP
Deskjet D7160

Impressora Deskjet D7160


Mais informações

Impressora Canon
IP-1800

Impressora Canon IP-1800


Mais informações

Videogame Interativo
Multilaser Multigame

Videogame Multigame


Mais informações

Sony Cybershot
DSC-T20

CAMERA DIGITAL SONY CYBERSHOT DSC-T20


Mais informações

MP3 Creative
MuVo TX
256MB

MP3 Creative MuVo TX


Mais informações


     
Apresentação  
   


Esse blog será utilizado como uma ferramenta de comunicação direta com os nossos clientes, fornecedores, parceiros e comunidade em geral. Acompanhe ele diariamente ou faça o seu cadastro para se manter informado sobre os principais acontecimentos do mercado de tecnologia, ter acesso a treinamentos, dicas e trocar conhecimentos e experiências com a gente.

   
Cadastre-se
   
   
Contato
Sugestões
Criticas
Duvidas

Todos os contatos serão respondidos e os melhores serão publicados no blog.

   

Post recentes

Rede Second Life chega oficialmente ao Brasil aind...
Vídeo online muda hábito de ver TV na Grã-Bretanha
Computador para Todos estaria estimulando pirataria
Explicação sobre a nova geração de DVDs de alta de...
Vista pirata já circula na web, mas Microsoft diz ...
Zune aposta em novidades para tirar domínio do iPo...
Microsoft e Nasa atacam na onda do Google Earth
Usuários do XP podem migrar para Linux em vez do V...
AMD: 95% de processadores socket AM2 até o final d...
Destaque - Transmissor MP3 FM Veicular
   

Arquivos

março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008


MULTI E-NEWS

Notebook Pcchips-25/03/06
Acessorios Notebook-01/03/06
Multi E-NEWS #1 - 05/06/07
Multi E-NEWS #2 - 13/06/07


   
Wallpapers
   


Creative Commons License



 View My Public Stats on MyBlogLog.com








Desing by