Fusões, processos e demissões em massa e alguns grandes produtos lançados . Esse é o resumo da indústria de Computadores e chips que, em 2006, se movimentou bastante e mudou bastantes coisas. Abaixo, de uma maneira cronológica, estão os eventos mais representativos nesse último ano.
Apple lança Macs com chips IntelA Apple vendeu, em janeiro, seu primeiro Mac PCs que rodam em chips da Intel ao invés de ter produtos da IBM ou da Motorola. A realização dessa mudança cumpre a promessa da empresa de Steve Jobs realizada em junho de 2005. Primeiro, a Apple colocou no iMac e no MacBook Pro de 15 polegadas o chip Core Duo da Intel, retirando o PowerPC e G4 chips. Depois, foi a vez do Mac mini e do MacBook de 13 polegadas. O movimento permitiu, também, à Apple expandir também seu próprio sistema operacional. Em abril passado, a empresa lançou seu Boot Camp software que, na prática, permite que Macs com Intel rodem o sistema operacional Apple OS X ou o Windows XP.
AMD anuncia a compra da ATITudo começou em julho. A Advanced Micro Devices divulgou seu plano de adquirir a fornecedora canadense de chips gráficos ATI por 5,4 bilhões de dólares. A integração de seus processadores com os chipsets da ATI permitiria a AMD vender plataformas de tecnologias integradas, mais competitivas com as soluções da Intel como Centrino, Viiv ou a VPro. Isso, contudo, ainda não se tornou realidade.
Outro efeito destacado da fusão está em deixar a Nvidia como o único fabricante independente de dispositivos gráficos no mercado. Já em novembro, a Nvidia afirmou que também está se expandindo, pagando 357 milhões de dólares para a PortalPlayer, fabricante de semicondutores para digital music players.
Intel demite milharesEm setembro, Intel demite 10,5 mil funcionários - cerca de 10% da sua força de trabalho – conforme seu Chief Executive Officer Paul Otellini conduz a prometida reorganização da instituição. Além disso, a movimentação incluiu a venda das unidades de negócios de media e de signaling, a dispensa de mil executivos, e a venda da sua divisão de chips para smartphone XScale.
O processo teve efeitos também no Brasil. Otellini culpa o crescimento lento do mercado de PC como um todo, ao revelar a expectativa de fechar 2006 com receita de 9,3 bilhões, queda sensível perante aos 12,1 bilhões registrados em 2005. Analistas afirmam que a gigante também perdeu receita ao cortar os preços dos seus chips para diminuir o ritmo de ganho em market share da rival AMD.
HP supera a DellNuma mudança histórica, a HP tirou a Dell da liderança do mercado de PCs em outubro. A alteração acontece num momento delicado para a Dell: a empresa passou por uma série de atrasos na divulgação de lucros, além de ter tidos altas menores do que a esperada, e está sofrendo uma investigação da Comissão de Títulos e Câmbio americana (SEC). Não que o momento na HP esteja tranqüilo, já que a empresa sofre com os problemas oriundos do escândalo de espionagem no conselho executivo da empresa, que levou a uma investigação criminal, e da demissão da Chief Executive Patricia Dunn.
Entretanto, a Dell não foi capaz de parar a perda de market share mesmo com o tão comentado final da aliança com a Intel e o início da venda de PCs com chips da AMD. O Chief Executive da Dell, Kevin Rollins, conta que a companhia também foi atingida pela política de redução de preços em busca de aumentar sua presença de mercado. O executivo, contudo, promete investir 100 milhões de dólares na contratação de mais funcionários para o departamento de vendas e de call-center.
Intel lança processadores quad-coreA Intel divulgou os primeiros processadores quad-core para desktops e servidores mainstream, mantendo seus esforços para se recuperar da perda de vendas para a AMD. Os novos chips incluem o Core 2 Extreme QX6700 para games e Xeon 5300 para servidores. Eles chegam apenas alguns messes depois da gigante divulgar sua nova família de chips dual-core, entre eles o "Conroe" Core 2 Duo para desktops e "Woodcrest" Xeon 5100 para servidores. A corrida, contudo, está longe do final. A AMD dá ênfase na sua vantagem em poder de processamento e promete lançar seu próprio processador quad-core no segundo quarto de 2007, o "Barcelona" quad-core Opteron 8000 para servidores.